Campanha de declaração dos animais da Ilha do Bananal começa 1º de agosto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos proprietários de rebanho de bovinos e outras espécies de animais localizados dentro da Ilha do Bananal que estará aberto a partir do dia 1º de agosto até 30 de setembro, o prazo para fazer a declaração obrigatória de informações pecuárias na Agência. Existem 287 retiros cadastrados na Adapec.

O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, explica que para fazer a declaração de informações pecuárias, os proprietários de rebanho na Ilha do Bananal devem procurar os escritórios da Adapec nos municípios que compõem a Ilha e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias. “Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade (retiro) e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização,” destacou Sérgio Liocádio.

Durante este período a Adapec também intensificará na Ilha, as ações de vigilâncias ativas para assegurar a sanidade do rebanho, cumprindo às exigências do protocolo pós-suspensão de vacinação contra febre aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Anúncio no meio do texto

Ilha do Bananal

A inspeção dos animais na Ilha do Bananal é realizada no período de estiagem porque na maior parte do ano as áreas estão alagadas, dificultando o acesso aos retiros. Nessa época de declaração, os produtores rurais conseguem de forma mais efetiva chegar aos animais e fazerem as práticas sanitárias necessárias à manutenção da saúde.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais