Benefícios emocionais dos pets superam gastos, mostra pesquisa
Uma pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 82% dos tutores brasileiros acreditam que os benefícios emocionais de ter um pet compensam os gastos. O levantamento mostra ainda que 65% estão dispostos a investir o que for preciso para garantir o bem-estar dos animais.
Segundo o estudo, 41% gastam até R$ 300 por mês e 48% destinam até 5% da renda para os cuidados. Já 31% comprometem entre 6% e 10% da renda, e 39% dividem despesas com outras pessoas. Para 70% dos tutores, os pets são considerados membros da família.
“O amor pelos pets acaba sendo tão grande que muitos tutores não medem esforços para garantir seu bem-estar. Por isso, o planejamento é o melhor amigo daqueles que desejam dar o melhor para os companheiros”, afirma Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa.
O estudo também indica que 89% dos tutores relatam melhora no bem-estar emocional e 92% dizem que os pets ajudam a reduzir solidão e estresse. Entre os entrevistados, 58% têm mais de um animal.
Com base nos resultados, a Serasa lançou o Guia Pets, disponível em serasa.com.br/guias/guia-pets, com orientações para ajudar no planejamento financeiro. A pesquisa foi realizada entre 27 de agosto e 8 de setembro de 2025, com 1.618 entrevistas online em todo o país e margem de erro de 2,4 pontos percentuais.