Atleta que venceu o câncer participa da 2ª Corrida da Unitins 

A atleta Lara Miranda Brito participou da 2ª Corrida da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), neste domingo, 12 de março, no Câmpus Palmas. Para ela, o circuito tem um significado especial, porque simboliza a vitória contra o câncer e a superação dos meses de tratamento, em 2021, em Barretos/SP. Esta é a segunda vez que Lara participa da Corrida Unitins, sendo que a primeira vez foi logo quando terminou o tratamento. Nesta segunda edição, o objetivo da atleta foi melhorar sua classificação.

“A corrida da Unitins significa superação e disciplina para mim. Eu voltei de Barretos ano passado e participei da primeira edição, foi a primeira prova que participei. Meu intuito era só completar, agora eu tentei o pódio. Eu tive leucemia mieloide aguda, não foi necessário transplante, mas fiquei lá por uns seis meses fazendo tratamento. Ter minha saúde de volta e poder fazer o que eu amo, que é correr, tem sido gratificante. Ainda mais porque fiquei oito meses sem correr durante o tratamento e eu gosto de treinar, gosto de me movimentar”, contou Lara.

A Corrida começou às 7h, mas logo às 6h os atletas começaram a chegar para o aquecimento. As comunidades interna e externa se reuniram na porta do Câmpus Palmas para competir em três categorias: 10 quilômetros, 5 quilômetros e 3 quilômetros. O professor de educação física e organizador do evento, Avelino Neto, explicou como funcionam as três modalidades da competição. 

“Três quilômetros é uma caminhada festiva, já os cinco quilômetros é tradicional entre os corredores. O percurso de 10 quilômetros é voltado para maratonistas. Todos os competidores que passaram pelas esteiras receberam a medalha e o kit hidratação. No pódio, no palco, entregamos os troféus para os campeões e classificados.  Foi trabalhoso, mas gratificante”, comemorou Neto.

A gerente operacional, Fabiane Soares, participou empolgada da Corrida. A preparação foi feita em conjunto com um grupo de corredores, que também participaram do circuito neste domingo. Para Fabiane, essa foi a primeira competição desde o fim do isolamento social, devido à pandemia. 

“Estou comemorando meus 50 anos. É maravilhoso! Estou muito animada. Para mim, treinar em grupo foi muito positivo. A gente apoia uns aos outros, dá força, mas compete entre si”, explicou a competidora.

Unitins

A 2ª Corrida da Unitins também foi momento de interação entre servidores e estudantes de todos os câmpus da Unitins no Estado. Caravanas com atletas da comunidade interna chegaram para encher o pódio. Na classificação interna, estudantes e servidores se classificaram e receberam troféus pelas suas conquistas. 

O primeiro colocado da classificação Unitins na modalidade dos cinco quilômetros foi o estudante de medicina do Câmpus Augustinópolis, Tony Souza Queiroz. Conquistar a primeira classificação foi uma surpresa para ele. “Para mim foi muito emocionante. Não esperava. Apesar de que eu venho treinando muito, me dedicando muito, todos os dias, trabalhando nessa expectativa. Mas estou muito feliz, muito emocionado. Ainda não caiu a ficha. Estou muito feliz, de verdade”.

Diretores, pró-reitores e até mesmo a vice-reitora e o reitor participaram da corrida. A diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino de Queiroz Souza, disse que o primeiro lugar da classificação Unitins na primeira edição foi do Câmpus, e que dessa vez eles voltaram para buscar o pódio novamente. “Nós participamos da primeira corrida da Unitins, estamos agora nessa segunda e vários acadêmicos e servidores participando. Gostamos muito de participar, moramos aqui pertinho, não poderíamos ficar de fora. No ano passado nós tiramos o primeiro e o quarto lugar”.

Sergio Mendes de Anchieta Marinho, Diretor do Câmpus Araguatins, disse que a organização da Corrida foi impecável. “A prova foi maravilhosa! Eu acho que o público aqui presente valida o sucesso que é essa corrida. Nós trouxemos a comitiva do Bico do Papagaio, de Araguatins e Augustinópolis. É muito prazeroso estar presente e socializar com os nossos colegas, com os câmpus de Palmas, Paraíso e Dianópolis”, acrescentou o diretor. 

Foram mais de 1.300 inscrições com a participação massiva de corredores profissionais, entusiastas e da comunidade acadêmica. O Diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, ficou feliz ao ver o estacionamento lotado de atletas. 

“É sempre uma alegria muito grande receber a nossa comunidade interna, tanto quanto a comunidade externa para participar desse evento que é pensado e produzido pela Proex [Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários]. Ver o nome da Unitins se expandindo para além dos nossos muros de forma positiva com um domingo de animação é gratificante”, pontuou o diretor.

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski, participou da modalidade dos cinco quilômetros e ainda na largada revelou seu entusiasmo. “Esse é um projeto de extensão grandioso da Unitins, que traz a comunidade para dentro da Unitins, que movimenta a cidade de Palmas. Estamos aqui super dispostos, cheios de gás, muita energia e muita alegria nesse dia festivo”, concluiu ela. 

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, comemorou a realização de mais uma Corrida Unitins, onde participou como gestora e como atleta. 

“Como atleta, não sei, mas como entusiasta a expectativa foi alta. Nós fizemos uma festa bem bonita hoje. Nosso principal objetivo é trazer a comunidade externa para dentro da Unitins, para conhecer e interagir com os nossos servidores e alunos, isso nos dá uma energia nova para os próximos meses”, relatou a pró-reitora.

A vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, estava alegre com a grande adesão da comunidade interna e externa na corrida. “Fico bem feliz da Unitins protagonizar a primeira corrida do ano aqui em Palmas trazendo saúde e bem-estar para a sociedade com esse projeto tão lindo que é o Extensão em Movimento. Tivemos uma adesão significativa, tanto de Palmas quanto das caravanas que vieram do interior”.

O reitor, Augusto de Rezende participou da modalidade dos cinco quilômetros, ao lado de sua esposa e amigos. Depois da corrida, ainda participou da premiação dos classificados, em que parabenizou também à equipe pelo trabalho. “É uma ação que envolve saúde, bem-estar e competição. É uma honra fazer parte desse time que insere a Unitins neste circuito esportivo do Estado do Tocantins. Isso é muito relevante para nós”. 

A corrida contou com a parceria da Prefeitura de Palmas, por meio do trabalho dos Agentes de Trânsito e Transporte (ATTM) e da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). Assim como o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Polícia Militar do Tocantins. 

Resultado

A premiação foi entregue aos dez primeiros colocados em cada modalidade: cinco e dez quilômetros. Todas as pessoas que participaram receberam a medalha de participação; o troféu de atleta classificado foi entregue aos primeiros colocados da classificação geral e da Unitins, por gênero e por faixa etária; já o prêmio em dinheiro foi pago aos campeões da classificação geral. 

Modalidade 10km – Classificação Geral – Feminino

1ª Meire das Chagas botelho

2ª Elivanir Barbosa Borges

3ª Osione de Abreu Reis

4ª Elizangela Monteiro

5ª Monalisa Reis

Modalidade 10km – Classificação Geral – Masculino

1º Gustavo Barros

2º Athilla Cavalcante Telles

3º Pablo Fagundes da Costa

4º Judson Cesar Camargo

5º Antonio Francisco Silva Costa

Modalidade 5km – Classificação Geral – Feminino

1º Jessica Caldas Silva

2º Celene Pereira da Silva

3º Priscila de Freitas Machado

4º Vanessa Oliveira Novais

5º Fernanda Kássia Silva Tranqueira

Modalidade 5km – Classificação Geral – Masculino

1º Leoney Oliveira Gomes

2º Uelton da Silva Almeida 

3º Nilton Rodrigues dos Santos 

4º Cezidio Neto

5º Georges Oliva de Oliveira

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais