Araguaína é a 1º cidade da região Norte a receber selo do Instituto Banco Vermelho

O Instituto Banco Vermelho concedeu à cidade de Araguaína o Selo IBV contra o feminicídio, tornando o município o primeiro na região Norte do Brasil a ser contemplado com a honraria. Uma cerimônia foi realizada nesta segunda, dia 22, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação das presidentes do instituto, Paula Limongi e Andrea Rodrigues, que entregaram o selo em mãos para a secretária especial da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, como reconhecimento pelos esforços da Prefeitura de Araguaína no combate à violência contra as mulheres.

No mês de março, a prefeitura instalou o monumento do Banco Vermelho na Via Lago para simbolizar a luta pela proteção do público feminino. “Além deste principal, temos outros bancos pintados de vermelho espalhados pela cidade para que a sociedade reflita sobre o feminicídio e trabalhe em conjunto para a implementação de cada vez mais políticas públicas para as mulheres”.

As presidentes Paula Limongi e Andrea Rodrigues parabenizaram Araguaína pelas ações e pelo pioneirismo na região.

Anúncio no meio do texto

“Nós, mulheres, temos que ocupar o local que nos cabe e o espaço que nos cabe é aquele que a gente quiser. Fico muito feliz em ver que Araguaína avançou com as políticas públicas para mulheres e, com a determinação da secretária Ângela, conseguiu furar a fila de várias capitais do norte do país”, disse Paula.

“Não queria que nossa primeira vez aqui fosse por esse motivo triste e revoltante, que é o feminicídio. Mas, apesar dos horrores, viemos entregar o selo IBV, fruto de uma batalha que nasceu no luto, do feminicídio que tirou a vida da minha melhor amiga, que era uma grande mãe e uma excelente trabalhadora”, contou Andrea.

Sobre o Instituto

O Instituto Banco Vermelho foi fundado pelas pernambucanas Andrea e Paula, que vivenciaram o impacto devastador do feminicídio em suas vidas. Seu principal objetivo é lutar pelo feminicídio zero no Brasil. O IBV representa uma ação de ocupação urbana, que utiliza bancos de praça e outros elementos contendo QR codes que direcionam para canais de apoio e ajuda às mulheres em situação de violência. Essas intervenções têm o propósito de sensibilizar as pessoas que passam por eles, contribuindo assim na prevenção e combate ao feminicídio.

A historiadora Maria de Jesus de Oliveira, que participa do coletivo Julho das Pretas, de combate  ao racismo, misoginia e à violência contra a mulher em Araguaína, acompanhou de perto a entrega do selo e elogiou as iniciativas da prefeitura.

“Em meio a uma onda crescente de violências contra o sexo feminino, essa parceria com o Instituto Banco Vermelho é exemplo de um avanço mais aprofundado da política local para com as mulheres e com certeza vai entrar para a história do município”, disse Maria de Jesus.

Eventos em prol da Mulher

A entrega do selo IBV encerrou uma série de ações realizadas pela Secretaria Especial da Mulher durante o final de semana. Entre eles, o 1° Fórum sobre Misoginia e Feminicídio, ministrado pelas diretoras do IBV, Andréa Rodrigues e Paula Limongi, e as palestras “Força Feminina e Representatividade”, conduzida pela Dra. Gizella Magalhães, e “Na política, seja autêntica e vença”, apresentada pela Dra. Carol Setúbal. Os eventos ocorreram no auditório FACIT II, na última sexta-feira, 19, e no auditório da UFNT no sábado, 20, e discutiram a misoginia abordando atitudes que denotam aversão, desprezo ou ódio em relação às mulheres, além de falarem sobre a força feminina e a representatividade delas nos espaços de poder.

Não se cale

A Guarda Municipal de Araguaína (GMA) está capacitada desde 2022 para lidar com casos de violência o por meio da Rede de Proteção à Mulher. Para denunciar, as vítimas podem contatar a GMA pelo número de emergência 153. Além disso, está disponível o serviço da Patrulha Maria da Penha, que pode ser acionada ligando para o número 190 da Polícia Militar. Outra opção é entrar em contato com a 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher pelo telefone (63) 3411-7310.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais