Alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa recebem orientações sobre saúde bucal

Os alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, situada no Jardim Aureny II, vão receber na quarta, 12, e quinta, 13, orientações sobre cuidados com a saúde bucal de residentes e preceptores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que participam do Programa de Residência em Clínica Integrada de Adultos e os estudantes do curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A ação faz parte do projeto ‘Prevenção Caminho para saúde bucal’, realizado nas escolas da rede municipal de ensino há seis anos pelo Ceulp/Ulbra, em parceria com Fesp e as secretarias municipais da Educação e da Saúde.

Na programação preparada especialmente para os estudantes, estão previstas palestras sobre a higiene bucal, orientações sobre a prevenção de doenças, técnicas para uma boa escovação e apresentação de teatro, que abordará a ingestão de alimentos cariogênicos.

A cirurgiã dentista e residente Nádia do Bonfim Ferreira da Costa explica que o projeto é voltado à promoção e prevenção da saúde bucal das crianças. “Vamos aproveitar o momento para fazer toda análise da cavidade bucal dos alunos, olhando dentinho por dentinho de cada um deles, e orientar corretamente a escovação e o uso do fio dental”, destacou.

Anúncio no meio do texto
Profissionais vão aproveitar o momento para fazer toda análise da cavidade bucal dos alunos, olhando dentinho por dentinho. Foto: Divulgação

A preceptora da residência e também cirurgiã dentista Micheline Cavalcante Pimentel fala que, durante as apresentações, os profissionais vão ilustrar por meio de imagens os riscos da não higienização e escovação correta.

“Notamos que os alunos ficam bem atentos a esses momentos de conversas. Falamos de forma clara e com o auxílio das ilustrações mostramos alguns fatores que despertam a curiosidade dos alunos”, observa a odontóloga.

O diretor da unidade educacional, Othon Carlos, destaca serem sempre muito válidas ações como estas, pois ajudam a equipe escolar a trabalhar com os alunos temas que estimulam o cuidado e a prevenção à saúde. “Temos crianças que têm muito medo de ir ao dentista, mas a figura dos profissionais na escola, de forma descontraída, acaba estreitando os laços com os alunos. Com elas, eles vão tirar as dúvidas e as orientações que serão repassadas vão auxiliar no combate às doenças bucais”, acredita o diretor.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais