Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas participam de curso

Garantindo o direito à profissionalização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando o curso profissionalizante de Informática Para o Trabalho, voltado aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas. A capacitação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A formação iniciou na última terça-feira, 28, faz parte do Projeto Nova Oportunidade e ocorre no contraturno escolar dos adolescentes às terças, quintas-feiras e sábados, para que eles possam iniciar o processo de profissionalização ao mesmo passo em que estudam.

E sendo o estudo e a capacitação profissional dois pilares essenciais para a ressocialização, um dos adolescentes participantes da formação afirmou que esse é seu primeiro contato com a tecnologia. “Esse é o primeiro curso que eu faço no Case e estou aprendendo coisas que nunca tinha visto antes sobre tecnologia. Nunca tive contato antes com um computador. Estou animado e pretendo aprender mais e quando sair daqui, quero me tornar professor de informática”, disse.

Anúncio no meio do texto

O chefe do Case de Palmas, Mauro Passos, explicou que os socioeducandos participam ativamente das formações.

“Os adolescentes têm demonstrado interesse em fazer os cursos e têm recebido bem as aulas. Todas as formações voltadas para inseri-los no mercado de trabalho são muito bem-vindas pois colabora para a profissionalização e reinserção social dos socioeducandos”, frisou.

Senac

A responsável técnica pelo Senac, Elizabete Carvalho, pontuou que a oferta desses cursos é voltada para o futuro dos socioeducandos. “A proposta pedagógica permite que o aluno aprenda analisando o próprio fazer, tendo como princípio o resgate do exercício da cidadania e o desenvolvimento do empoderamento profissional, de modo que a permitir que este aluno amplie sua visão de futuro e a capacidade de promoção da qualidade de vida”, afirmou.

Além do Curso de Informática que faz parte do itinerário de Pintura e Texturização de Paredes, outras capacitações estão sendo disponibilizadas pelos Senac de acordo com os seguintes itinerários:

a) Formatação de Computadores: Informática para o trabalho (60h); Formatação de computadores (60h); e Jornada da superação (45h).

b) Serigrafia: Introdução à informática (60h); CorelDraw (40h); Técnicas básicas de serigrafia (60h); e Jornada da superação (45h). 

c) Pintura e Texturização de Paredes: Informática para o trabalho (60h); Técnicas básicas de pintura e texturização de paredes (60h); e Jornada da superação (45h).

d) Aplicação de Revestimento Cerâmico: Informática para o trabalho (60h); Técnicas para aplicação de revestimento cerâmico (60h); e Jornada da superação (45h). 

e) Artesanato com Pneus: Informática para o trabalho (60h); Artesanato com pneus (60h); e Jornada da Superação (45h).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais