Ação leva direitos básicos para comunidades indígenas da Ilha do Bananal

Garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental assegurado a todos, desde criança até adulto. A jovem índigena Hayla Iwebure Melo, 17 anos, conseguiu inserir o nome  do genitor durante ação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) por meio do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas que está em curso nas aldeias da Ilha do Bananal.

A ação que acontece nesta quarta-feira, 2, na aldeia Santa Isabel, conta com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), e entidades parceiras, como o Cartório de Registro Civil de Lagoa da Confusão que está realizando atendimentos de emissão e revisão de certidões de nascimento, retificações de registros e reconhecimento de paternidade.

Da etnia Karajá, Hayla Iwebure Melo, conseguiu ratificar seu registro de nascimento e inserir o nome paterno no documento. Ainda de acordo com a jovem, esta é a primeira vez que esta atividade acontece na comunidade. “Consegui colocar o nome do meu pai no registro. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou Hayla.

Direitos garantidos

O conjunto de ações nas áreas social, eleitoral, de justiça e cidadania, é uma iniciativa que ocorre em parceria com órgãos institucionais municipais, estaduais e federais, prestam atendimento de serviços essenciais que garantem cidadania e democracia aos povos que possuem maior dificuldade de acesso.

A abertura do segundo dia das atividades foi realizada com apresentação cultural feita por indígenas. O coordenador geral dos programas permanentes, ouvidor e juiz José Maria Lima e o coordenador do programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz Wellington Magalhães, destacaram a importância de garantir os direitos básicos às comunidades indígenas. O último dia de ação acontece na Aldeia Macaúba, na próxima sexta-feira, dia 4.

Artesanato

O artesanato é uma das fontes de renda dos indígenas Karajás, moradores da aldeia Santa Isabel e regularizar a situação destes  artesãos, garantem ainda mais visibilidade e reconhecimento,  fomenta o empreendedorismo e a inovação dos trabalhos manuais.

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult)  tem realizado o cadastro da carteira de artesãos, que comprova a profissão de artesã, é o documento que permite a emissão de nota fiscal frente à Receita Estadual, para comercialização dos seus produtos, e participação em feiras e exposições.

Para Tuinaki Koixaru, os serviços dão acessibilidade àqueles que necessitam dos atendimentos básicos. “Eu sou artesã e vim tirar minha carteira. A ação da acessibilidade ao nosso povo, pois muitos não podem ir até a cidade, e eles podem vir diretamente vir resolver as pendências em documentações”, declarou a artesã.

De acordo com a analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e coordenadora da Carteira do Artesanato, Celina Soares, é muito importante a conscientização e a realização da carteira do artesão. “Essa ação oportuniza conhecer o potencial do artesanato local das unidades produtivas da comunidade indígena.  O Sebrae fomenta a questão do mercado no Estado, e tem como papel fundamental na parte de gestão e na busca desse mercado”, informou a analista.

Outros serviços

A atividades são desenvolvidas em parcerias com Instituto de Identificação e Papiloscopia Forense, com a emissão de documento de Registro de Identidade; Exército Brasileiro com Alistamento Militar; Cartório de Registro Civil com a emissão e revisão de certidões de nascimento, retificações de registros e reconhecimento de paternidade; a Defensoria Pública fez atendimento jurídico individual e coletivo; Receita Federal com a emissão de CPF; a Universidade Federal do Tocantins (UFT) trouxe a participação do curso de medicina com projetos voltados à saúde da comunidade indígena.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais