Ação judicial garante oferta de medicamento a paciente com câncer

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência para que o Estado do Tocantins forneça medicamento  a paciente em tratamento de câncer.

Segundo o documento, a paciente Vera Marcia de Oliveira foi diagnosticada com neoplasia maligna do colo uterino em 2018. Na época ela passou por histerectomia do útero, quimioterapia e radioterapia, mas este ano foi diagnosticada com uma reincidência de tumor no lobo hepático. 

Em julho, após a realização de tomografia computadorizada de tórax e abdome, foi iniciado tratamento paliativo com o medicamento “irinotecano”, no entanto o tratamento está suspenso por falta de medicamento. 

Na Ação, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro, titular da 19ª promotoria de Justiça, encaminhou diligências à Secretaria Estadual da Saúde (SES), contudo até o presente momento não foram enviadas as informações e providências sobre o fornecimento do fármaco e demais medicamentos necessários para a continuidade do tratamento da paciente.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais