A vereadora MaryCats da Causa Animal propõe lei para regulamentar venda de cães e gatos

A vereadora MaryCats da Causa Animal apresentou o projeto de lei, que propõe regras específicas para a criação e comercialização de cães e gatos domésticos em Palmas. A proposta busca garantir a saúde, proteção e bem-estar dos animais, estabelecendo exigências para criadores e estabelecimentos, como a presença de um médico-veterinário responsável, ambientes adequados, alimentação, vacinação e microchipagem.

De acordo com o texto, filhotes só poderão ser vendidos a partir dos 60 dias de vida, após o desmame e com o ciclo vacinal em dia. Os criadores e comércios também deverão fornecer nota fiscal, laudo veterinário e orientações sobre guarda responsável ao novo tutor. A lei ainda determina que fêmeas não tenham mais de uma cria por ano e proíbe a reprodução de animais com doenças genéticas ou hereditárias.

A comercialização por meio de plataformas digitais ,também, estará sujeita às mesmas regras previstas na legislação. Além disso, os locais de venda deverão manter registros atualizados sobre nascimento, vacinação, vendas e óbitos dos animais, com informações detalhadas por pelo menos cinco anos, garantindo rastreabilidade e transparência.

Anúncio no meio do texto

Segundo MaryCats, a proposta tem como objetivo coibir práticas abusivas e proteger os animais como seres sencientes, que sentem dor e possuem necessidades físicas e emocionais. “Mais do que regulamentar, essa lei é um passo importante para conscientizar sobre a posse responsável e o respeito à vida animal”, destacou a vereadora.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais