TCE-TO prepara evento focado em políticas públicas para Primeira Infância

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) realizará no dia 4 de maio, a partir das 13h30, no auditório da Corte, um evento para a assinatura do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância. O objetivo é reunir governo, prefeitos, gestores públicos e instituições, a fim de mobilizá-los sobre a importância de investir em políticas públicas efetivas para mudar a realidade que abrange crianças de 0 a 6 anos. O evento conta com o apoio do Unicef, Sebrae-TO e TCE/GO.

Sabendo que essa é uma etapa muito importante no desenvolvimento da criança, onde estudos mostram que a condução do ser humano em sua fase adulta dependerá de fatores construídos nos seus primeiros anos de vida, a Corte tocantinense promoverá ações envolvendo os gestores públicos, já que este é um assunto que precisa ser amplamente debatido.

O objetivo principal é unir esforços para a construção de políticas públicas que assegurem a dignidade da vida, garantindo o desenvolvimento de ações que possibilitem às crianças de 0 a 6 anos de idade o acesso à saúde, escola, água potável, alimentação digna, dentre outros.

Anúncio no meio do texto

Inscrições

A participação dos chefes do executivo municipal é imprescindível, assim como de representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas no site do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon). Basta clicar aqui e garantir a sua.

Primeira Infância

O TCE-TO, um dos signatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância,  têm, em uma atuação conjunta, a oportunidade de contribuir para a melhoria dos indicadores dessa faixa etária, sensibilizando e mobilizando seus próprios recursos e a sociedade, para aderir maciçamente a esse projeto, como indutores de políticas públicas.

Os objetivos devem ser os de avaliar, acompanhar, fortalecer, contribuir e promover a análise da situação e monitorar os indicadores sobre a primeira infância e as atividades integradas de todos os setores que atuam com ações voltadas a ela. Trata-se de uma prioridade mundial, no caso específico do Brasil, de uma exigência para fazer valer os direitos das crianças, conforme a Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.

Sobre o Pacto Nacional

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Infância integra mais de 270 signatários, que formam uma rede de proteção à criança no Brasil.

Os Tribunais de Contas foram além e, por meio do Instituto Rui Barbosa (IRB) foi criado o Comitê Técnico da Primeira Infância, presidido pelo conselheiro do TCE/GO, Edson Ferrari, que será palestrante no evento do dia 4 de maio.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais