Mais de 250 postes foram derrubados por acidentes de trânsito no Tocantins em 2025
Acidentes de trânsito causaram a queda de 260 postes de energia no Tocantins entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2025, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para mais de 200 mil clientes da Energisa Tocantins ao longo do ano. O consumo de álcool, a falta de atenção e o uso do celular ao volante estão entre as principais causas apontadas.
Palmas, incluindo Taquaralto, liderou o número de ocorrências, com 39 postes derrubados. Porto Nacional registrou 12 casos e Araguaína 11 no mesmo período. O mês de março foi o mais crítico, com 36 postes atingidos.
Anderson Vieira, coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, explica que a maioria dos clientes tem a energia religada em poucos minutos. “Através do Centro de Operações da Energisa, nós isolamos o trecho danificado e realizamos a transferência de carga para que os clientes não precisem esperar os reparos, que podem durar em média quatro horas”, afirmou.
Ele alerta, no entanto, para o amplo impacto desses acidentes.
“Dependendo do poste atingido, milhares de clientes podem ficar sem energia no ato da ocorrência. Escolas, unidades de saúde, unidades de segurança, comércios, todos podem ser impactados. Por isso, recomendamos sempre total atenção no trânsito. Não usar o celular enquanto dirige e manter-se sempre alerta são orientações fundamentais”.
Além dos transtornos à população, os acidentes geram custos altos para os responsáveis. A substituição de um poste e a recomposição da rede podem chegar a R$ 35 mil. Os acidentes também representam risco grave de descarga elétrica, especialmente quando cabos ficam rompidos e energizados.
- Permanecer dentro do veículo;
- Não tocar no poste ou nos fios elétricos, que podem estar energizados;
- Em caso de chuva ou presença de água no local, manter-se dentro do veículo ou afastado da área;
- Aguardar a chegada de equipes especializadas para os procedimentos de segurança;
- Não utilizar objetos metálicos para tentar se afastar do poste ou dos fios;
- Orientar outras pessoas a manterem distância do local do acidente;
- Dirigir com atenção e responsabilidade, respeitando as normas de trânsito.
Informações: Comunicação ETO
