Mutirão de castração animal atende região Norte de Palmas até sábado (20)

A Prefeitura de Palmas transferiu o atendimento do Mutirão de Castração Animal de Rua Zero para a região Norte da capital. A ação ocorre na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 42 (405 Norte) e segue até este sábado, 20, quando se encerra o cronograma do mutirão previsto para 2025.

Para participar, os tutores devem realizar cadastro prévio on-line. Após o envio do formulário, a equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) entra em contato com o responsável pelo animal, via WhatsApp, para informar data e horário do atendimento, além de repassar orientações obrigatórias, como o jejum antes da cirurgia.

A secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, afirmou que a castração integra uma política pública voltada ao controle populacional e à saúde animal. “A castração contribui para a redução do abandono, previne doenças e melhora a qualidade de vida dos animais. É uma ação que impacta diretamente a saúde pública e a organização da cidade”, explicou.

Anúncio no meio do texto

Encerramento do cronograma

A Sebem reforça que o atendimento na região Norte ocorre somente até sábado, 20, data que marca o encerramento das atividades do mutirão em 2025. A orientação é para que os interessados realizem o cadastro enquanto ainda há vagas disponíveis.

Morador de Palmas, Bruno Santiago utilizou o serviço para castrar sua gatinha e relatou que o atendimento foi organizado. “Não tive nenhum problema. O processo foi tranquilo. Primeiro pegamos a senha para a avaliação do veterinário, depois para a anestesia e, em seguida, para a castração. São algumas etapas, mas tudo acontece de forma rápida”, contou.

Ele também destacou a importância da iniciativa para a cidade. “A castração gratuita oferecida pela Prefeitura é muito importante para Palmas como um todo. Além de evitar a reprodução descontrolada, ajuda a reduzir o abandono de animais e contribui para a segurança, inclusive no trânsito, diminuindo riscos de acidentes”, afirmou.

Informações: Fernanda Lemes/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais