Centro-Dia Pequeno Cotolengo abre vagas gratuitas para jovens e adultos com deficiência intelectual em Palmas

O Centro-Dia Pequeno Cotolengo de Palmas está com inscrições abertas para quatro vagas imediatas e 15 vagas para cadastro reserva, destinadas a jovens e adultos com deficiência intelectual, com idade entre 18 e 59 anos. O atendimento é totalmente gratuito e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições ocorrem em dois períodos: de 11 a 19 de dezembro e de 5 a 16 de janeiro. A instituição funciona desde 2021 e oferece acolhimento em tempo integral, com atividades de inclusão social, educação, esporte, lazer e cultura, além de alimentação, cuidados de saúde e apoio socioassistencial às famílias.

A unidade está localizada na Quadra 904 Sul, na esquina da Avenida LO-21 com a NS-04, ao lado da Igreja Dom Orione, em Palmas.

Anúncio no meio do texto

Critérios de acesso e processo de inscrição

A gestora do Centro-Dia Pequeno Cotolengo, Luciana Candida, explica que o serviço atende a critérios específicos, definidos a partir de avaliação técnica e social.

“Os critérios seguem padrões da Política de Assistência Social que garantem acesso primeiro aos cidadãos em vulnerabilidade e risco social sendo acolhidos, nesse momento, pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 anos a 59 anos, e que possuam laudo com algum transtorno do desenvolvimento intelectual e/ou transtorno mental”, afirmou.

Segundo a gestora, o processo de inscrição depende da disponibilidade de vagas imediatas ou do cadastro reserva. As famílias interessadas devem procurar a instituição portando os documentos pessoais do futuro acolhido e de todos os moradores da residência.

“As familias passam por um estudo socioeconômico com realização de triagem e identificação da necessidade”, explicou.

Atendimento multidisciplinar e rotina de atividades

Além do acolhimento social, o Centro-Dia oferece acompanhamento terapêutico e educacional, com atuação de equipe multiprofissional.

“Além da inclusão social, o Centro-Dia oferece atividades terapêuticas como hortoterapia, arteterapia, atividades esportivas, atenção à saúde com atendimentos de fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e também acompanhamento social, além das atividades psicopedagógicas”, detalhou Luciana.

O serviço funciona em regime de tempo integral e inclui alimentação ao longo do dia, com adequações conforme a necessidade de cada acolhido.

Para garantir o acesso ao atendimento, o Centro-Dia disponibiliza transporte gratuito entre a residência dos acolhidos e a instituição.

Financiamento e parcerias

Segundo Luciana Candida, a manutenção do Centro-Dia Pequeno Cotolengo é garantida, em grande parte, por doações e ações solidárias.

“O Pequeno Cotolengo tem, atualmente, mais de 70% da sua sustentabilidade vinda de benfeitores, que em sua maioria são pessoas ligadas à Paróquia São Luís Orione”, afirmou.

Além das doações, a instituição promove eventos e ações para geração de recursos como vendas de quitandas, bazares, feijoadas beneficentes e outras atividades que possam gerar fonte de renda, além de donativos de pessoas físicas e jurídicas”, disse.

A gestora destacou ainda a busca por parcerias institucionais.

“Buscamos parcerias com o poder público municipal, estadual e federal, por meio da celebração de convênios, captação de recursos por emendas parlamentares e editais privados de financiamentos de projetos sociais, além do apoio material para que tenhsmos maior segurança no desenvolvimento de nossas ações, projeção de crescimento no quantitativo de acolhidos e na oferta qualificada de serviços”, concluiu.

Serviço

Centro-Dia Pequeno Cotolengo – Obra Social Dom Orione
Quadra 904 Sul, esquina da Avenida LO-21 com NS-04, ao lado da Igreja Dom Orione
Inscrições de 11 a 19 de dezembro e de 5 a 16 de janeiro

Contatos:
(63) 9278-6122 – Assistente social Anna Beatriz
(63) 98122-3889 – Telefone geral da instituição

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais