Palmas realiza primeiro Seminário de Patrimônio Cultural e Museus a partir desta segunda (24)

A partir das 7h30 desta segunda-feira (24), começa o I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas, evento que reúne especialistas nacionais e estaduais para discutir memória, identidade e desenvolvimento cultural. A programação, gratuita, será realizada principalmente no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na 303 Sul, e segue até terça-feira (25), com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite.

O seminário é promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — ambos vinculados ao Ministério da Cultura — e a Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult-TO). As inscrições podem ser feitas presencialmente no local do evento ou pelo credenciamento on-line.

Clique aqui para se inscrever.

Anúncio no meio do texto

Programa “(re)Conexões” será apresentado na abertura

A presidente da FCP, Luara Aquino, convidou a presidente do Ibram/MinC, Fernanda Castro, para apresentar o programa “(re)Conexões”, iniciativa que integra o seminário à consulta pública nacional para construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025/2035. O Ibram define a ação como uma consulta “ampla, democrática e potente”, destinada a reunir contribuições para orientar o planejamento de longo prazo do setor museológico no país.

Temáticas e debates

Além do “(re)Conexões”, o evento vai abordar temas estruturantes da política cultural brasileira, como:

  • Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM);
  • Implantação do Sistema de Participação Social (SPAS);
  • Normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM);
  • Debates técnicos sobre Patrimônio Cultural com especialistas do Iphan/MinC.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Atividades culturais

A programação inclui ainda ações artístico-culturais, entre elas a abertura da exposição “Ecos da Serra” e o lançamento do livro “Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado”, ambos no Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar.

A programação completa do seminário, com horários, locais e participantes, está disponível no link informado pela Fundação Cultural de Palmas.

Informações: Marcus Mesquita/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais