Tocantins tem uma das menores taxas de desemprego do Brasil, aponta IBGE

O Tocantins alcançou taxa de desocupação de 3,8% no terceiro trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é um dos menores do país e o segundo mais baixo da Região Norte, atrás apenas de Rondônia (2,6%).

O resultado também representa melhora em relação ao trimestre anterior, quando o estado havia registrado 5,3%. Desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012, o Tocantins figura entre os dez estados com menor taxa de desemprego.

O governador Laurez Moreira disse que o desempenho reflete políticas voltadas à qualificação profissional e estímulo econômico. “Investimos em programas que capacitam os tocantinenses, incentivamos o empreendedorismo e atraímos novos investimentos. Vamos continuar trabalhando para que esse índice caia ainda mais”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

O que diz a pesquisa

A taxa de desocupação considera pessoas sem ocupação, mas que procuram emprego. A Pnad Contínua analisa a inserção de indivíduos com 14 anos ou mais no mercado de trabalho e acompanha indicadores sociais e econômicos.

Segundo o governo, ações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sine Tocantins, têm contribuído para ampliar o acesso ao trabalho com intermediação de mão de obra, capacitação e orientação profissional.

A estudante Sara Teixeira, de Palmas, afirma ter conseguido ingressar no mercado após concluir o curso de Classificação de Grãos, parceria entre governo, Senai e Senar. “Participei do curso e já saí com entrevistas marcadas. Isso transforma a vida da gente”, disse.

No dia 11 de novembro, a Setas lançou o programa Tocantins: 1.000 Oportunidades, que reúne vagas de emprego imediato em seis cidades, além de cursos gratuitos de capacitação.

A secretária Ana Carina Souto afirma que as ações integram a estratégia da gestão estadual. “Gerar empregos é essencial, mas preparar as pessoas para ocuparem essas vagas é ainda mais importante. Nosso trabalho é abrir portas e fortalecer trajetórias”, destacou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais