Vereadora MaryCats da Causa Animal cria lei que reconhece empresas amigas dos animais

A Prefeitura de Palmas sancionou a Lei nº 3.210, de 2 de julho de 2025 que institui oficialmente o Programa Selo Empresa Amiga dos Animais no município. A legislação cria um sistema de reconhecimento para empresas que contribuem ativamente com doações, ações sociais e iniciativas voltadas à proteção e ao bem-estar animal.

De acordo com a lei, o selo será concedido às empresas que realizarem doações mensais de ração ao Banco de Ração da Prefeitura, a organizações não governamentais ou a protetores independentes. As quantidades variam de acordo com o porte econômico da empresa , entre 10 kg e 150 kg por mês , seguindo a classificação do BNDES. As rações doadas devem atender critérios nutricionais, como teor mínimo de proteína e ausência de corantes.

A certificação será dividida em três categorias: bronze — contribuição mínima dentro da faixa estabelecida; prata — 25% acima da faixa mínima; ouro — 50% acima da faixa mínima.

Anúncio no meio do texto

Além das doações de ração, a lei permite que as empresas realizem doações financeiras, arredondamento solidário ou ofereçam serviços relacionados à causa animal, como castrações, exames, procedimentos clínicos e medicamentos, direcionados às ONGs ou ao Fundo Municipal de Proteção Animal.

Com o selo, as empresas certificadas poderão utilizá-lo em materiais publicitários, embalagens, eventos e campanhas institucionais, além de integrar um cadastro público oficial da Prefeitura de Palmas. A certificação tem validade de um ano e pode ser renovada, desde que mantidas as contribuições mensais.

“Este programa reconhece empresas que realmente fazem a diferença e incentiva novas parcerias para ampliar a rede de cuidado com os animais. É um passo fundamental para reduzir o abandono, fortalecer a guarda responsável e construir uma cidade mais humana e sustentável”, afirmou.

A iniciativa ,também, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os que tratam de cidades sustentáveis e preservação da vida terrestre, reforçando o compromisso de Palmas com a construção de políticas públicas modernas e integradas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais