Palmas institui 13 de maio como Dia Municipal de Denúncia contra o Racismo

A Prefeitura de Palmas instituiu oficialmente o Dia Municipal de Denúncia contra o Racismo, que será celebrado anualmente em 13 de maio. A lei, de autoria da Câmara Municipal, foi sancionada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.

Lei busca incentivar ações antirracistas na capital

De acordo com a nova legislação, o objetivo é promover reflexão sobre o racismo estrutural, institucional e interpessoal, além de incentivar práticas antirracistas e fortalecer a cidadania e o respeito à diversidade étnico-racial em Palmas.

Anúncio no meio do texto

A Lei nº 3.309 prevê que a data poderá ser marcada por uma série de atividades, como rodas de conversa, seminários, oficinas, palestras, concursos, exposições e campanhas educativas e culturais voltadas ao enfrentamento do racismo. A proposta também estimula ações que valorizem a estética, os saberes e as tradições da cultura afro-brasileira.

Ao sancionar a lei, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a importância da iniciativa.
“Cada passo como este fortalece nossa cidade na luta por justiça, reconhecimento e pela construção de uma Palmas onde todos possam viver com orgulho de quem são.”

Secretaria de Igualdade Racial reforça políticas permanentes

A criação da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, instituída pela Lei nº 3.053, é apontada pela gestão como um dos principais instrumentos municipais de combate ao racismo. A pasta atua na articulação de políticas públicas voltadas para igualdade racial e direitos humanos, com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, geração de oportunidades, proteção social e parcerias institucionais.

A nova lei se soma às iniciativas já em andamento, consolidando a pauta antirracista como política permanente na administração municipal.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais