Novembro Negro segue com programação em Palmas e promove vivência de capoeira neste sábado (15)
A programação do Novembro Negro 2025 segue neste fim de semana com o II Vivenciarte – Capoeira Nagô, evento que será realizado neste sábado (15), às 19h, na Pracinha da Cultura do Setor Morada do Sol, em Palmas. A atividade será conduzida pela Graduada Thayanne e faz parte das ações da campanha municipal que reforça o compromisso da capital com a promoção da igualdade racial e o fortalecimento da cultura afro-brasileira.
O encontro contará com rodas de capoeira, vivências com mestres convidados, uma aula de maculelê e uma vivência de musicalidade, com foco em reviver cantigas tradicionais e apresentar novas composições.
Além das atividades do Vivenciarte, as batalhas de rima seguem acontecendo diariamente em diferentes regiões da cidade, incentivando a expressão artística da juventude negra palmense por meio do hip hop e da cultura urbana.
“O Novembro Negro é um momento de articulação e visibilidade para ações que já acontecem durante todo o ano. Cada atividade realizada amplia o diálogo com diferentes grupos e reafirma o compromisso da gestão com a igualdade racial e os direitos humanos”, destacou o secretário José Eduardo de Azevedo.
Clique aqui para acessar o calendário oficial
Ações anteriores
A programação do Novembro Negro começou no dia 3 de novembro, com a Audiência Participativa do Mês da Consciência Negra, realizada na Câmara Municipal de Palmas, evento que marcou a abertura oficial da campanha. A ação foi organizada pelo Comitê Municipal pela Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh).

Nos dias 6 e 7, ocorreu o Seminário Estadual “Saúde sem Racismo”, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), iniciativa promovida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir). O encontro reuniu representantes de diversos municípios e movimentos sociais para discutir o enfrentamento ao racismo institucional na saúde pública.
Cultura, arte e representatividade
Encerrando a primeira semana do calendário, a capital sediou a Audiência Participativa pelo Direito da População Indígena no Contexto Urbano, realizada no dia 7, também na Câmara de Palmas.
Outros eventos culturais integraram a programação: o “Capoeira é Manha”, conduzido pela Mestra Shew, no dia 8, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o “Guerreiras em Cena – Batalha das Minas + Ballroom”, no domingo (9), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, promovido pelos coletivos Batalha das Minas, Batalha do Cultural e Toca Ballroom.
A programação completa do Novembro Negro 2025 pode ser acessada no site oficial da Prefeitura de Palmas.
Informações: Kaio Costa/Secom Palmas
