Alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa recebem orientações sobre saúde bucal
Os alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, situada no Jardim Aureny II, vão receber na quarta, 12, e quinta, 13, orientações sobre cuidados com a saúde bucal de residentes e preceptores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que participam do Programa de Residência em Clínica Integrada de Adultos e os estudantes do curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A ação faz parte do projeto ‘Prevenção Caminho para saúde bucal’, realizado nas escolas da rede municipal de ensino há seis anos pelo Ceulp/Ulbra, em parceria com Fesp e as secretarias municipais da Educação e da Saúde.
Na programação preparada especialmente para os estudantes, estão previstas palestras sobre a higiene bucal, orientações sobre a prevenção de doenças, técnicas para uma boa escovação e apresentação de teatro, que abordará a ingestão de alimentos cariogênicos.
A cirurgiã dentista e residente Nádia do Bonfim Ferreira da Costa explica que o projeto é voltado à promoção e prevenção da saúde bucal das crianças. “Vamos aproveitar o momento para fazer toda análise da cavidade bucal dos alunos, olhando dentinho por dentinho de cada um deles, e orientar corretamente a escovação e o uso do fio dental”, destacou.
A preceptora da residência e também cirurgiã dentista Micheline Cavalcante Pimentel fala que, durante as apresentações, os profissionais vão ilustrar por meio de imagens os riscos da não higienização e escovação correta.
“Notamos que os alunos ficam bem atentos a esses momentos de conversas. Falamos de forma clara e com o auxílio das ilustrações mostramos alguns fatores que despertam a curiosidade dos alunos”, observa a odontóloga.
O diretor da unidade educacional, Othon Carlos, destaca serem sempre muito válidas ações como estas, pois ajudam a equipe escolar a trabalhar com os alunos temas que estimulam o cuidado e a prevenção à saúde. “Temos crianças que têm muito medo de ir ao dentista, mas a figura dos profissionais na escola, de forma descontraída, acaba estreitando os laços com os alunos. Com elas, eles vão tirar as dúvidas e as orientações que serão repassadas vão auxiliar no combate às doenças bucais”, acredita o diretor.