Prefeito de Araguaçu ofende vereadores dentro da própria Câmara e parlamentares ficam calados; entidades repudiam declarações

Durante uma sessão solene em homenagem ao Dia do Vereador, realizada na última quinta-feira (30) na Câmara Municipal de Araguaçu, o prefeito Jarbas Ribeiro (Progressistas) fez declarações ofensivas e ameaçadoras contra os parlamentares — e, para surpresa dos presentes, nenhum vereador reagiu às ofensas, nem mesmo o presidente da Casa, Pastor Almir Lopes, que conduzia a solenidade.

O silêncio coletivo dos representantes do Legislativo causou perplexidade entre os que acompanharam a cerimônia, que tinha como objetivo celebrar o trabalho dos vereadores.

Durante o discurso, o prefeito afirmou: “Tive a honra e o privilégio de tirar a Câmara de Vereadores de lá de dentro da prefeitura. Imagine eu dentro da prefeitura e essa turma me chacoalhando? Eu matava um desses. Eu não sou homem de sangue de barata.”

Anúncio no meio do texto

Em seguida, completou: “Eu não escuto vocês. Eu não presto atenção no que vocês estão falando. Muitas vezes chega um só falando mal da legislatura e do prefeito.”

As falas foram registradas em vídeo e rapidamente repercutiram nas redes sociais e entre entidades representativas do Legislativo municipal.

Vereador Pastor Almir Lopes, presidente da Câmara de Araguaçu, e o prefeito Jarbas Ribeiro – Foto: Divulgação

A Confederação Nacional dos Vereadores (CNV) e a Associação Nacional dos Vereadores (ANV) divulgaram nota pública nesta terça-feira (4) repudiando as declarações de Jarbas Ribeiro, classificando-as como “intimidação ao Poder Legislativo local” e exemplo de “total desprezo pelo parlamento municipal”. As entidades consideraram as falas “inaceitáveis” e afirmaram que configuram “uma grave ofensa à integridade do Poder Legislativo, pilar essencial da democracia”.

No documento, as organizações reafirmam o compromisso com a autonomia, o respeito institucional e a integridade física e moral dos parlamentares municipais, além de manifestarem solidariedade aos vereadores e vereadoras de Araguaçu. “Seguiremos firmes na luta por um Legislativo valorizado, respeitado e fortalecido, que possa exercer seu papel fiscalizador e representativo sem medo, censura ou intimidação”, diz o trecho final da nota assinada pela CNV e ANV.


Íntegra da nota

A Confederação Nacional dos Vereadores (CNV) e Associação Nacional dos Vereadores (ANV) manifestam o mais profundo repúdio às declarações proferidas pelo prefeito do município de Araguaçu (TO), senhor Jarbas Ribeiro, que, durante Sessão Solene em homenagem ao Dia do Vereador, realizada no último dia 30 de outubro, tentou intimidar o Poder Legislativo local com ameaças e palavras desrespeitosas.

Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou: “Tive a honra e o privilégio de tirar a Câmara de Vereadores de lá de dentro da prefeitura. Imagine eu dentro da prefeitura e essa turma me chacoalhando? Eu matava um desses. Eu não sou homem de sangue de barata.”

E prosseguiu, demonstrando total desprezo pelo parlamento municipal: “Eu não escuto vocês. Eu não presto atenção no que vocês estão falando. Muitas vezes chega um só falando mal da legislatura e do prefeito.”

Tais declarações são inaceitáveis e representam uma grave ofensa não apenas aos vereadores e vereadoras de Araguaçu, mas a todo o Poder Legislativo Municipal brasileiro, que é um pilar essencial da democracia.

A CNV reafirma seu compromisso com a defesa da autonomia, do respeito institucional e da integridade física e moral dos parlamentares municipais, e se solidariza com os vereadores e vereadoras de Araguaçu diante desse ato de intolerância e desrespeito.

Seguiremos firmes na luta por um Legislativo valorizado, respeitado e fortalecido, que possa exercer seu papel fiscalizador e representativo sem medo, censura ou intimidação.

Confederação Nacional dos Vereadores
Associação Nacional dos Vereadores
04 de novembro de 2025

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais