Palmas lança licitações para construção de novas unidades de saúde

A Prefeitura de Palmas abriu nesta segunda-feira (13) quatro licitações para a construção de novas unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Os projetos incluem o Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar (CPNp), o Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), a Unidade de Atenção Especializada (policlínica da região sul) e uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim Aureny II.

As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal e do Ministério da Saúde (MS), que destinou R$ 31,2 milhões ao município para execução das estruturas. Também está prevista a construção de um novo Caps porte II, cujo processo licitatório encontra-se em fase final de análise, com resultado previsto até novembro.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que os investimentos representam um avanço na estrutura de atendimento da rede pública.
“São obras essenciais que Palmas receberá. A construção de um futuro mais saudável e digno para os palmenses, que terá o seu primeiro Centro de Parto Normal para o acolhimento adequado de mães e bebês. É a materialização de um sonho coletivo por uma saúde pública mais forte, com a ampliação dos serviços e um reforço importante na área psicossocial”, afirmou.

Unidade será no Jardim Aureny II – Foto: Divulgação

Novas unidades previstas

O Centro de Parto Normal será construído na quadra ACNE 1 (104 Norte), próximo ao Hospital Dona Regina e à sede da Prefeitura. Com 1.475 m² de área construída, o espaço permitirá cerca de 900 partos por ano, oferecendo quartos equipados com cama, poltrona e banheira para partos na água.

O Caps III, que funcionará 24 horas por dia, será instalado na quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul), ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Emílio Fernandes. O projeto inclui consultórios, salas de convivência, quartos coletivos e cozinha industrial.

Já o Caps II, localizado no setor Vale do Sol, contará com 1.013 m² de área construída e funcionará das 7h às 19h, voltado ao atendimento de pessoas em sofrimento psíquico intenso, incluindo casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

A policlínica da região sul, por sua vez, será edificada no Jardim Aureny II, ao lado da UPA Sul Gerson Pires de Aguiar, com 3.213 m² de área construída. O espaço contará com centro cirúrgico ambulatorial, serviços de imagem e diagnóstico (como tomografia e endoscopia) e consultas presenciais e por telemedicina.

A nova Unidade de Saúde da Família (USF), também no Jardim Aureny II, terá 1.666 m² e será a maior do município, com estrutura para atender cerca de 13 mil moradores. A unidade contará com cinco equipes de atenção básica, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas e multiprofissionais.

Informações: Gabriela Letrari

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais