Espetáculo tocantinense celebra a força das mulheres quebradeiras de coco babaçu

A Trupe-Açu Cia de Circo apresentará o espetáculo A Ciranda da Quebradeira entre os dias 26 e 28 de setembro em Palmas, Taquaruçu e na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira. As sessões serão gratuitas e levam ao palco a trajetória de resistência das mulheres quebradeiras de coco babaçu, símbolos de identidade e cultura popular no Tocantins.

A montagem reúne humor, poesia e a linguagem da palhaçaria para narrar memórias e lutas que atravessam o território. A direção e pesquisa artística são assinadas por Ester Monteiro, que integra a companhia. “Sou neta de quebradeira e, para mim, é fundamental que o Tocantins conte sua própria história em diversas linguagens. A Ciranda da Quebradeira é uma palhaçada auto-identitária que reforça a força e a luta das quebradeiras e convida a comunidade a se enxergar na própria história”, afirmou a artista.

No palco, a personagem Tapioca conduz o público por cenas que transitam entre humor, reflexão e festa. O espetáculo valoriza o babaçual como espaço de memória, trabalho e resistência.

Anúncio no meio do texto

Programação

  • 26 de setembro – Comunidade Quilombola Barra da Aroeira
  • 27 de setembro – Praça Joaquim Maracaípe, Centro, Taquaruçu
  • 28 de setembro – Parque dos Povos Indígenas, Plano Diretor Norte, Palmas

Incentivo cultural

O projeto foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/PAAR 2024), do Ministério da Cultura, com execução da Secretaria da Cultura do Tocantins. A iniciativa busca ampliar o acesso à arte e fortalecer produções culturais locais.

Trupe-Açu

Fundada em 2013, a Trupe-Açu – Cia de Circo de Taquaruçu iniciou sua trajetória na arte mambembe e lançou o primeiro espetáculo, Tempo de Brincar, em 2016. Hoje, é formada por duas mulheres que pesquisam a comicidade como expressão e defendem a emancipação feminina por meio da arte.

Informações: Focus Assessoria

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais