Laurez Moreira anuncia novos secretários no Tocantins após exonerar todo o primeiro escalão

O primeiro Diário Oficial do Estado (DOE) assinado pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), publicado nesta quarta-feira, trouxe cerca de 50 exonerações e a reestruturação de todo o primeiro escalão do governo do Tocantins. As mudanças ocorrem após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos) por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19.

De acordo com o DOE, todos os secretários e chefes de autarquia nomeados por Wanderlei Barbosa foram desligados. Apenas Deocleciano Gomes, da Casa Civil, e Wander Araújo Vieira, da Casa Militar, tiveram as exonerações registradas como “a pedido”.

Novos secretários

Anúncio no meio do texto

Entre os novos secretários, Ailton Parente Araújo, ex-prefeito de Santa Rosa, passa a ser o chefe de gabinete do governador interino. Vitor Oliveira Santos foi designado secretário-chefe da Casa Militar. Na Secretaria de Comunicação (Secom), Luiza Rocha Pinheiro assume no lugar de Márcio Rocha. Ela é publicitária e já havia integrado a equipe de Laurez durante sua gestão em Gurupi, como secretária municipal de comunicação.

Com a saída de Deocleciano Gomes, Sebastião Pereira Neuzin, até então secretário-executivo, foi nomeado para responder pela Casa Civil.

Leia mais: Esquema de fraudes nas cestas básicas recebeu R$38 milhões em emendas; veja a quantia por deputado

Contexto da mudança

As alterações atendem à orientação do ministro Mauro Campbell, relator da Operação Fames-19 no STJ, que determinou o afastamento de Wanderlei Barbosa por 180 dias. No termo de assunção publicado no DOE, Laurez Moreira ratifica o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, observar as leis, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Tocantins”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais