Incêndio destrói 30 hectares no Assentamento Prata, entre Palmas e Porto Nacional

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu cerca de 30 hectares na manhã desta quinta-feira (28) no Assentamento Prata, região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Palmas e Porto Nacional. As chamas consumiram plantações de cana-de-açúcar, eucalipto, lavouras de agricultura familiar, áreas de subsistência e pastagens com gado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) mobilizou 14 operadores, divididos em duas equipes da corporação e duas da Defesa Civil Municipal, que atuaram por aproximadamente seis horas. Foram usadas viaturas, equipamentos especializados, combate direto ao fogo e rescaldo em pontos críticos para evitar a reignição. Ninguém ficou ferido.

Segundo o comandante operacional do CBMTO, tenente-coronel Alex Matos, a área exige atenção especial. “A região do Assentamento São João é considerada sensível, com particularidades ambientais, fitogeográficas, agrárias e sociais que exigem atenção especial. Desde julho, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu cinco ocorrências de incêndio florestal na mesma localidade. Além do combate direto às chamas, nossas equipes também têm realizado orientações e alertas aos produtores e à comunidade sobre a importância da prevenção”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

O oficial acrescentou que o Estado garante condições para a atuação emergencial. “O governo estadual fornece os recursos necessários para que o Corpo de Bombeiros e os órgãos de fiscalização possam atuar”, destacou Matos.

Informações: Vanessa Sabino/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais