Incêndio destrói 30 hectares no Assentamento Prata, entre Palmas e Porto Nacional
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu cerca de 30 hectares na manhã desta quinta-feira (28) no Assentamento Prata, região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Palmas e Porto Nacional. As chamas consumiram plantações de cana-de-açúcar, eucalipto, lavouras de agricultura familiar, áreas de subsistência e pastagens com gado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) mobilizou 14 operadores, divididos em duas equipes da corporação e duas da Defesa Civil Municipal, que atuaram por aproximadamente seis horas. Foram usadas viaturas, equipamentos especializados, combate direto ao fogo e rescaldo em pontos críticos para evitar a reignição. Ninguém ficou ferido.
Segundo o comandante operacional do CBMTO, tenente-coronel Alex Matos, a área exige atenção especial. “A região do Assentamento São João é considerada sensível, com particularidades ambientais, fitogeográficas, agrárias e sociais que exigem atenção especial. Desde julho, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu cinco ocorrências de incêndio florestal na mesma localidade. Além do combate direto às chamas, nossas equipes também têm realizado orientações e alertas aos produtores e à comunidade sobre a importância da prevenção”, afirmou.
O oficial acrescentou que o Estado garante condições para a atuação emergencial. “O governo estadual fornece os recursos necessários para que o Corpo de Bombeiros e os órgãos de fiscalização possam atuar”, destacou Matos.
Informações: Vanessa Sabino/Governo do Tocantins