Caso Saulo Inácio: Jornal Primeira Página publica site com reportagem investigativa sobre os crimes sexuais do pastor preso em Palmas

Reportagem investigativa detalha o caso do pastor Saulo Inácio de Sousa, 60 anos, que está preso em Palmas-TO desde maio de 2025 por estupro de vulnerável contra duas crianças, e apresenta relatos inéditos de outras três vítimas que denunciaram o pastor por abusos ocorridos ao longo dos últimos 20 anos.

O Jornal Primeira Página publica nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, um site destinado à reportagem investigativa “Pastor Saulo Inácio – Crimes Sexuais”. O trabalho de quase três meses de apuração detalha o caso do pastor Saulo Inácio de Sousa, 60 anos, que está preso em Palmas-TO desde maio de 2025 por estupro de vulnerável contra duas crianças, e apresenta relatos inéditos de outras três vítimas que denunciaram o pastor por abusos ocorridos ao longo dos últimos 20 anos.

Acesse o site: https://www.casopastorsauloinacio.com.br/

A matéria, assinada pelo jornalista Rafael Miranda, traz os relatos de vítimas de abusos sexuais do pastor Saulo tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a partir dos depoimentos de Miriam*, Abigail* e Rute* (nomes fictícios), que decidiram quebrar o silêncio após a prisão do pastor, cuja condenação já transitou em julgado.

Anúncio no meio do texto

Os relatos dessas três vítimas, detalhados por meio de entrevistas ao Jornal Primeira Página e não incluídos na denúncia que levou à prisão de Saulo, compõem a parte central da investigação desta reportagem.

Além dos relatos das vítimas, a reportagem traça um perfil do pastor, destacando seu histórico pessoal, sua atuação em duas igrejas no Brasil e nos Estados Unidos e seus vínculos políticos em Palmas. Entre eles estão a doação de um terreno pela Prefeitura Municipal, durante o mandato do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), e uma homenagem da Câmara de Vereadores pelos 500 anos da Reforma Protestante.

O trabalho investigativo também aborda casos de assédio sexual do pastor Saulo Inácio contra servidoras e contra uma jovem aprendiz de 16 anos, ocorridos em 2019, quando ele atuava na Secretaria Municipal de Finanças, na gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Saulo Inácio de Sousa está preso na Unidade Penal de Palmas – Foto Divulgação

A reportagem também inclui entrevistas com a psicóloga Dra. Ana Carolina Peixoto, que analisa os impactos da violência sexual em crianças e adolescentes, e com a assistente social Érica Pollyana Oliveira, da rede municipal de ensino de Palmas, para compreender como as escolas atuam em casos de abuso envolvendo alunos e alunas, ambiente onde se iniciaram as investigações contra Saulo Inácio que levaram à sua prisão.

O trabalho investigativo ainda apresenta dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no Tocantins e entrevistas com o delegado Rodrigo Santili, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e com o promotor de Justiça Diego Nardo, sobre a legislação e a atuação do Ministério Público em casos de crimes sexuais contra a população vulnerável.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais