Feriado estadual do Senhor do Bonfim reúne milhares de fiéis em Natividade

O Tocantins celebrou na última sexta-feira (15) pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim, instituído pela Lei nº 4.509/2023. A data, marcada por uma das maiores romarias religiosas do estado, reuniu milhares de fiéis no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, em uma missa campal presidida pelo bispo Dom José Moreira da Silva, da Diocese de Porto Nacional.

Participação de autoridades

O governador Wanderlei Barbosa participou da celebração ao lado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. “Cumprimento todos os romeiros, líderes da Igreja e os tocantinenses, e expresso minha alegria por estar presente neste momento. Faço questão de vir todos os anos para prestigiar o Senhor do Bonfim. Fico feliz que, neste ano, a participação tenha aumentado bastante, especialmente por conta do feriado”, afirmou o chefe do Executivo.

Anúncio no meio do texto

O reitor do Santuário, padre Leomar Sousa, agradeceu o apoio recebido para a realização da romaria. “Dou graças a Deus por este momento tão especial da nossa romaria. Cada passo que realizamos aqui é feito com o coração e guiado pela fé”, declarou.

Estrutura e apoio ao evento

Durante o trajeto, os fiéis contaram com pontos de apoio oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). O espaço no km 12 da caminhada entre Natividade e o povoado Bonfim disponibilizou descanso, atendimento de saúde, distribuição de água e refeições. O Estado também reforçou a segurança com a Polícia Militar e garantiu suporte de infraestrutura pelas secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).

Tradição religiosa

O festejo do Senhor do Bonfim acontece entre 6 e 17 de agosto em Natividade, Tabocão e Araguacema, com missas, procissões, novenas, caminhadas e recitação do terço. Uma das tradições mais marcantes é a peregrinação a pé, em que romeiros percorrem cerca de 23 km até o santuário.

Kilsa Nathália Pereira Gonçalves, de Gurupi, foi uma das peregrinas que fez o trajeto. “Já vim várias outras vezes para a romaria, mas é a primeira que faço o trajeto a pé para pagar promessa que fiz há dois anos”, contou.

O devoto Advan Dias, de Porto Nacional, também destacou sua ligação com a celebração. “Já tem mais de 40 anos que frequento as festividades do Senhor do Bonfim. É um sentimento de muita alegria porque, sempre quando venho, me sinto uma pessoa realizada”, disse.

Origem da devoção

A tradição do Senhor do Bonfim no Tocantins remonta a 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado. Segundo o relato, a imagem desapareceu de sua casa e reapareceu no local da descoberta, fato que deu início à devoção que hoje movimenta milhares de romeiros e é considerada a maior festa religiosa do estado.

Informações: Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais