Estoques de sangue no Tocantins estão em nível crítico

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) alertou que os estoques de todos os tipos sanguíneos da Hemorrede Tocantins estão em níveis críticos, tanto positivos quanto negativos. Entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 15.013 doações voluntárias no estado, mas a demanda segue elevada. Para reverter o quadro, a pasta intensificou ações de convocação de doadores e programou coletas externas, buscando garantir o atendimento a pacientes em situação de urgência.

Entre os casos que dependem de doações está o de Diomar Felicíssimo de Castro, de 76 anos, diagnosticado com um aneurisma na aorta. Ele precisa de uma prótese para reforçar a parede da artéria e evitar o risco de rompimento. A filha, Simone Castro, afirma que a cirurgia precisa ser realizada com urgência. “Ele não sente dor, porque é um problema silencioso, mas muito perigoso. Como está na aorta, se romper causará uma grande hemorragia, colocando a sua vida em risco”, disse.

Outra paciente que precisa de doações é Vanessa Azevedo Aguiar, mãe de um bebê de quatro meses. Após retirar o útero, ela contraiu uma superbactéria e foi transferida para o Hospital Geral de Palmas. Vanessa necessita de sangue tipo O+.

Anúncio no meio do texto

A SES-TO reforça que interessados em doar podem entrar em contato com a central do doador pelo telefone 0800 642 8822, com ligação gratuita, para esclarecer dúvidas e agendar a coleta.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais