Do vídeo viral à sala de aula: jovem bolsista enfrenta desafios e segue firme no sonho da faculdade

Depois de emocionar o país ao surpreender a mãe com a notícia de que conseguiu uma bolsa de estudos integral, Sara de Almeida Feitosa, de 18 anos, agora se dedica aos desafios da vida universitária. Natural de Divinópolis (TO), a jovem cursa Fisioterapia na Faculdade Serra do Carmo, em Palmas, com uma bolsa de 100% conquistada pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O vídeo em que ela anuncia a novidade se passa no supermercado onde a mãe trabalha como caixa. A cena, que foi reproduzida nos principais portais de comunicação do país, foi gravada em março deste ano, mas só viralizou recentemente, ultrapassando 12 milhões de visualizações no TikTok.

Clique aqui para ver o vídeo completo.

Anúncio no meio do texto

Mudança desafiadora e saudade da família

Sara contou em entrevista ao Jornal Primeira Página que a mudança para a capital ocorreu ainda antes da aprovação. A decisão partiu da própria mãe, Shirley, que vendeu férias e usou o 13º salário para bancar os primeiros meses da filha em Palmas.
“Foi algo de repente, porém um pouco desafiador, porque a distância é muito difícil. Eu sempre fui muito apegada à minha família”, contou a jovem.

A aprovação veio apenas na segunda chamada do Prouni. Mesmo assim, Sara resolveu guardar a informação e planejar a surpresa. “Um dia antes do vídeo ser gravado, eu já sabia o resultado. Falei pra ela que não tinha dado certo. Então ela já tinha perdido as esperanças”, revelou. A cena registrada no mercado emocionou também por conta do reencontro: mãe e filha estavam há quase dois meses sem se ver. “Foi ali a saudade, com a emoção da notícia.”

Primeiro período com obstáculos e adaptação à nova rotina

Com aulas já em andamento quando entrou na faculdade, Sara precisou recuperar conteúdos e adaptar a rotina. “Foi muito desafiador para mim”, afirmou sobre o primeiro período. Além disso, ela começou a trabalhar logo após chegar à capital. O emprego foi conseguido depois da mudança, e se tornou mais um elemento da rotina intensa que ela tem conciliado com os estudos.

A jovem afirmou que já concluiu o primeiro semestre e, apesar das dificuldades, está motivada para continuar. “Agora que a batalha começou. Eu disse para minha mãe: não posso cair no comodismo. Agora vai ser ainda mais difícil, porque a realidade de uma universidade é totalmente diferente”, destacou.

Motivação veio da história familiar

A escolha pelo curso de Fisioterapia tem um significado profundo para Sara. Ela se inspirou no bisavô, figura paterna em sua vida, que passou um período acamado e precisou de cuidados que a família não pôde oferecer. “Ele foi perdendo os movimentos, e infelizmente a gente não conseguiu proporcionar isso para ele. Surgiu o desejo de fazer fisioterapia. Para mim, é uma forma de honrá-lo de alguma maneira”, relatou emocionada.

Fama inesperada

O sucesso inesperado nas redes sociais levou Sara a ser reconhecida em locais públicos. “A primeira vez que me reconheceram no meu ambiente de trabalho, eu fiquei em choque. Foi bem surpreendente”, disse.

Apesar da visibilidade não ter sido planejada, ela se alegra com o impacto positivo da história. “Fiquei muito feliz de poder inspirar outras pessoas através do vídeo e da minha realidade”, afirmou.

Conselho para quem sonha com o ensino superior

Ao ser questionada sobre que conselho daria a jovens do interior que sonham em cursar uma faculdade, Sara foi enfática: “Primeiramente, não ter medo de sair da zona de conforto. E também, não seguir rótulos, porque nessas cidades rotulam muito a gente. E acham que por causa desses rótulos a pessoa não vai conseguir”.

A estudante também destacou a importância de reconhecer os altos e baixos da trajetória. “A gente não consegue ser perfeito. Às vezes, os estudos vão fluir… mas tem dias que é totalmente diferente, que a gente não dá conta. Se for pra chorar, chore, descanse. Lembre sempre do porquê começou a estudar, dos objetivos. E nunca desistir.”

Com a trajetória marcada por esforço, apoio familiar e superação, Sara inicia mais um semestre determinada a seguir em frente. Entre os desafios da vida acadêmica e a rotina de trabalho, ela segue como inspiração para muitos jovens que, assim como ela, deixam sua cidade natal em busca do ensino superior em Palmas. Muitos enfrentam a necessidade de trabalhar para se manter e conciliar os estudos, mas, apesar das dificuldades, seguem acreditando que a educação é capaz de transformar realidades.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais