CBMTO vence Prêmio de Reconhecimento AsticTO aos Profissionais de Tecnologia da Informação do Tocantins
Na sexta-feira, 21, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) foi agraciado com o título da 1ª Premiação de Reconhecimento AsticTO aos Profissionais de Tecnologia da Informação, promovida pela Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (AsticTO), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) destinada a todos os profissionais da área no estado.
Concorrendo na categoria Serviço Público, o Projeto Prevenir, uma ferramenta desenvolvida por militares da corporação, que está disponível no site do CBMTO, disputou o título com mais 80 indicações na categoria, e foi o vencedor entre as 30 seleções de trabalho. Os militares responsáveis pela criação do projeto Prevenir , major Welton Pereira dos Santos Alves, o subtenente João Paulo Souza Paiva e o 1º sargento Bruno Santos Moraes, foram os profissionais premiados pela AsticTO.
A premiação aconteceu durante o evento do “SENAC TEC – Um mundo de inovação, games e tecnologia pra você!”, promovido pelo SENAC. O comandante do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, falou sobre a honra da premiação. “A corporação se sente honrada com esse reconhecimento à equipe de bombeiros que desenvolveu essa ferramenta de grande importância para o desenvolvimento do Estado, pois trata-se de um sistema e app que permite o cidadão empresário buscar regularização de seu estabelecimento no menor tempo possível, o que representa economia de tempo, esforço físico, financeiro e de forma desburocratizada”, finalizou.
O Projeto Prevenir é um sistema desenvolvido com o foco em facilitar a regularização dos imóveis e emissão do alvará de segurança contra incêndio e emergência, acessível para toda a população em tempo integral. Por meio da ferramenta, o usuário faz a emissão de alvará para edificações de baixa complexidade em até 2 horas, possibilitando ao usuário a solicitação de análise de projeto e vistoria de maneira 100% digital, bem como análise de eventos temporários.
Um dos criadores da ferramenta, o major Welton , explica que o Projeto Prevenir foi desenvolvido com o foco em facilitar o acesso do usuário aos serviços da corporação. “Com uma linguagem moderna, com foco na experiência do usuário, o PREVENIR foi desenvolvido para facilitar o acesso aos serviços do CBMTO por qualquer cidadão, podendo ser, inclusive, acessado por dispositivos móveis. O que dispensou a necessidade da presença física nas unidades do CBMTO e o uso de papel”, explicou.