Seis alunas do Balé Popular do Tocantins conquistam bolsas em renomada escola de dança no Rio de Janeiro
Seis bailarinas do projeto Balé Popular do Tocantins foram selecionadas para estudar na escola Petite Danse, no Rio de Janeiro, considerada uma das mais prestigiadas instituições de formação em dança do país. As jovens, com idades entre 10 e 14 anos, garantiram bolsas integrais e parciais após uma avaliação por vídeo.
O Balé Popular do Tocantins é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e oferece aulas gratuitas de balé clássico em cinco polos distribuídos em escolas públicas de Palmas. A iniciativa, que completa 11 anos, atende crianças e adolescentes, promovendo acesso à arte e à formação técnica na dança.
Bolsistas selecionadas
As bailarinas contempladas com bolsa integral são: Anna Flor Bastos Saraiva (12 anos), Julia Mendonça Fortaleza (11 anos) e Maria Luiza de Sousa Araújo (13 anos). Foram selecionadas com bolsa parcial: Alice Vitória Teixeira de Menezes (13 anos), Beatriz Dias Petri Quirino (12 anos) e Juliana Arante de Oliveira Lopes (14 anos).
Anna Flor celebrou a conquista. “Sempre sonhei em me tornar uma bailarina profissional e sei que a Petite Danse é a escola ideal para me ajudar a realizar esse objetivo. É um enorme prazer fazer parte deste projeto incrível”, declarou.
Com a mudança para o Rio de Janeiro, a família de Anna Flor se prepara para uma nova etapa. A mãe, Maria José Saraiva, ressaltou a importância do Balé Popular na vida da filha: “Somos gratos ao Balé Popular, à professora Gabriela Bessa e ao professor Jefferson. É por meio desse projeto que nossa filha teve acesso aos melhores mestres da dança em Palmas. Agora começamos uma nova jornada, apoiando o sonho dela com entusiasmo e fé”, relatou.
Christine Araújo, mãe da aluna Maria Luiza, também relatou a emoção da oportunidade que a filha alcançou, por meio do Balé Popular do Tocantins. “Ela já havia participado de um curso de férias da Petite Danse, por orientação da professora do projeto, Gabriela Bessa. Isso mudou a visão da minha filha sobre o futuro na dança e estudar na Petite passou a ser um sonho de todos nós. Estamos extremamente felizes pela conquista da bolsa e agora estamos em êxtase em saber que esse sonho será realizado”, contou.
Segundo o coordenador do Balé Popular do Tocantins, Jefferson Marques, a seleção foi feita com base em videoaulas enviadas à escola carioca. “Esse resultado é extremamente gratificante. Demonstra que nosso trabalho tem gerado frutos, abrindo portas para que nossas bailarinas alcancem reconhecimento em companhias nacionais e internacionais. É a confirmação de que a base sólida oferecida pelo projeto pode transformar vidas”, afirmou.
Sobre o projeto e a instituição
O Balé Popular do Tocantins funciona em cinco unidades escolares da capital:
- Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
- Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso
- Colégio Estadual de Tempo Integral Rachel de Queiroz
- Escola Estadual Cívico-Militar Vila União
- Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade II – Senador Antônio Luiz Maya
Já a Petite Danse, com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 1988 e é referência nacional na formação de bailarinos. A escola acumula premiações em eventos como o Festival de Dança de Joinville, o Youth America Grand Prix e o Prix de Lausanne, na Suíça. A instituição forma profissionais que integram companhias no Brasil e no exterior.
Informações: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins