Com o objetivo de transmitir conhecimento e fortalecer as ações da Atenção Primária, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza na terça-feira, 28, a Oficina de Acolhimento com Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária em Saúde, para enfermeiros e equipe gestora do município de Guaraí.
O treinamento é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), por meio da Diretoria de Atenção Primária (DAP), e será realizado na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), em Palmas.
A enfermeira e técnica da DAP, Anna Nunes Pereira Neta Farias, explicou que na ação serão abordados temas importantes para a Atenção Primária. “Debateremos a oferta do atendimento integral às pessoas que procuram o serviço de saúde e, além disso, como acolher todos os usuários, seja através de demanda espontânea ou programada”, afirmou, acrescentando “outro ponto importante do evento é valorizar o princípio da equidade, com foco na estratificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária.
A capacitação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, a qual contatou a SES-TO para uma assessoria referente ao processo de trabalho das equipes no território.
Próxima oficina
A Diretoria de Atenção Primária pretende realizar novas oficinas de acolhimento com outros profissionais de saúde dos municípios. Em maio, já está prevista a capacitação no município de Porto Nacional.