Grafiteiro Sandro Rios, reconhecido nacionalmente, revitaliza viaduto da BR-010 em Palmas

O viaduto da rodovia BR-010, no perímetro urbano de Palmas, setor Jardim Aureny I, está ganhando uma nova identidade visual graças ao trabalho do grafiteiro Sandro Rios. Morador do bairro Santa Fé, na região sul da capital, o artista é conhecido por suas obras que valorizam a cultura tocantinense e já participou de eventos nacionais e internacionais.

“Sempre tive o desejo de pintar aquele viaduto, tirar o cinza que domina essas estruturas pelo Brasil afora e trazer mais alegria e vida para quem passa por ali todos os dias”, conta Sandro. O projeto nasceu de uma iniciativa pessoal do artista, que encontrou apoio do tenente coronel Denny Dalla, do 6º Batalhão da Polícia Militar, além de parcerias com comerciantes locais e doações de lojas de materiais de construção.

A obra executada destaca elementos emblemáticos do Tocantins. “Tem arara, índio, a folia do Divino, quebradeiras de coco. Do outro lado, vou pintar a ponte do lago, o Palácio Araguaia, caretas de Lizarda, cachoeiras de Taquaruçu e o fervedouros. Tudo que representa a nossa riqueza cultural e natural”, explica o artista.

Anúncio no meio do texto

Sandro, que já deixou sua marca em cidades do Tocantins, Maranhão, Pará e Mato Grosso, destaca que o objetivo é inspirar outros municípios a adotarem projetos semelhantes. “Quero levar esse trabalho para outras cidades, mostrar que o grafite pode revitalizar pontos estratégicos e fortalecer nossa cultura”, afirma.

Ressignificação de espaços urbanos

Ainda de acordo com o artista, a ausência de apoio institucional expressivo foi um desafio. “No começo, não tive apoio. Fui atrás de parcerias, pedi doações de tinta, liguei para amigos e empresários conhecidos. Estou fazendo tudo de forma gratuita, pelo prazer de transformar o espaço e mostrar para a juventude que o grafite pode ser uma arte autorizada e valorizada”, ressalta Sandro.

Além da beleza estética, o projeto tem impacto social. O artista destaca que a arte urbana pode oferecer novas perspectivas para os jovens da região sul, área carente de iniciativas culturais. “Tenho essa preocupação com a juventude, de mostrar que o grafite pode ser uma alternativa positiva, um meio de expressão e transformação social”, diz.

A trajetória de Sandro Rios é marcada por importantes participações em eventos de arte urbana. Em junho de 2022, ele representou Palmas no 5º Encontro Internacional de Graffiti, em Rio Branco (AC). Em novembro do mesmo ano, foi convidado para o Encontro Internacional de Muralistas e Grafiteiros em Villa La Angostura, na Argentina. Parceiro da Prefeitura de Palmas, já atuou em eventos como o Arraiá da Capital, Capital da Fé e Festival Gastronômico de Taquaruçu.

Nas redes sociais, Sandro compartilha seu trabalho, destacando o cotidiano de povos indígenas, quilombolas e da periferia, elementos que refletem a identidade do Tocantins. “Quero que minha arte fale sobre quem somos e onde vivemos, trazendo orgulho e pertencimento para nossa gente”, conclui o artista.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais