Projeto Viola de Buriti do Jalapão participa de mostra cultural em São Luís (MA)

Proposto pelo Instituto Terra Dourada, o documentário dirigido por Núbia Dourado, que conta a história e o legado de Maurício Ribeiro, será exibido na 3ª Edição da Mostra Ocupa CCVM, no Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís (MA), nos dias 14 e 15 de janeiro, com entrada gratuita a partir das 19h.

O documentário busca preservar a Viola de Buriti, em homenagem ao seu precursor Maurício Ribeiro (in memorian), que dedicou a sua vida a preservar e divulgar essa manifestação artística única. Além de narrar a trajetória do mestre jalapoeiro, o filme reforça o papel da música na valorização das tradições regionais e reflete sobre a importância do instrumento enquanto símbolo de resistência e identidade. A ideia dos responsáveis é de que a produção também seja disponibilizada no Youtube e exibida em escolas públicas do Tocantins ao longo deste ano.

O representante do Instituto Terra Dourada, Antoniel Lustosa, disse que a iniciativa nasceu do desejo de transformar realidades e valorizar as riquezas tocantinenses. “Como proponente deste projeto, reafirmo nosso compromisso com o fortalecimento das comunidades tradicionais e com a promoção de práticas sustentáveis que respeitem o meio ambiente e as culturas locais. Nosso objetivo é unir forças para impulsionar o protagonismo de povos indígenas, quilombolas e demais comunidades que fazem parte da nossa história. Acredito que juntos podemos construir um futuro mais justo, equilibrado e cheio de possibilidades”, comentou.

Anúncio no meio do texto

A diretora Núbia Dourado explicou que o documentário sobre o projeto Viola de Buriti do Jalapão surgiu em 2021, quando Maurício a procurou para elaborar uma proposta voltada ao edital da Lei Aldir Blanc I. A ideia inicial era levar oficinas às escolas, mostrando como confeccionar o instrumento. Devido às restrições da pandemia, o projeto foi adaptado para o formato virtual, com a gravação de uma websérie e a coleta de depoimentos que resultaram no documentário. 

“Foi um momento muito marcante, porque no mesmo ano perdemos o Maurício para a Covid-19. Ele foi um grande amigo e sempre me pediu para ajudá-lo a divulgar a viola de buriti. Este projeto é para ele, por ele e por essa cultura tão linda. Com a exibição na Mostra, sinto que estamos dando um passo significativo na preservação e valorização da nossa cultura tocantinense, fazendo com que ela seja reconhecida e celebrada em toda a Amazônia”

Núbia Dourado

Mostra Ocupa CCVM

Os filmes que serão exibidos em São Luís foram selecionados através do edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco. A mostra convidou artistas e fazedores de cultura dos estados que compõem a Amazônia Legal, com propostas de audiovisual, fotografia, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, música, literatura, oficinas e eventos que considerem a vasta complexidade da Amazônia, além da intersecção entre linguagens artísticas. 

Sobre o proponente

Com criação em 1993, o Instituto Terra Dourada desenvolve projetos com a missão de divulgar a cultura tradicional do Jalapão, com trabalhos voltados ao social, ao ambiental, ao empreendedorismo social e à agroecologia.

Ficha técnica

Direção e Produção: Núbia Dourado
Áudio: Jefter Floriano
Captação de Imagens e Fotografia: Breno Bardo
Assistente de Produção: Leandro Theodoro
Locução: Tina Santos
Realização: Jiquitaia Produções/Instituto Terra Dourada

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais