Curso de formação para guardas metropolitanos avança para fase teórica e prática

A formação dos novos membros da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foi retomada nesta segunda-feira, 13. As boas-vindas foram dadas pela Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SMAM), com a presença do secretário  Cleison Nunes, que destacou a importância do trabalho dos futuros guardas metropolitanos e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a segurança da cidade. O curso de formação já está em seu terceiro módulo, com a atual fase focada no treinamento técnico e operacional.  

Nas etapas iniciais, eles participaram de uma semana de ambientação, sendo apresentados à instituição, à rotina da profissão e aos requisitos emocionais e sociais necessários para o exercício da função. A formação também inclui treinamento prático, com aulas sobre procedimentos operacionais padrão e protocolos para diferentes tipos de ocorrências.

As próximas fases abordarão legislações específicas, com conteúdos direcionados à Guarda Metropolitana, segurança pública e processos administrativos. Ao final dessa etapa, iniciarão o estágio supervisionado, atuando nas ruas, fardados e acompanhados de supervisores, para vivenciar a rotina da profissão.

Anúncio no meio do texto

A coordenadora-adjunta, representando a GMP, Letícia Walker Bordin, também esteve presente e compartilhou das suas expectativas para essa fase: “Muitas vezes, vemos a profissão de guarda ou polícia sem saber o que realmente envolve: o treinamento, as habilidades sociais e emocionais necessárias. Essa é uma profissão de muita coragem, pois se colocar como alvo para defender desconhecidos não é para qualquer um. Por isso, essa formação é essencial para entender o trabalho e o que realmente buscam”, disse.

Formação Inicial Continuada

O curso de Formação Inicial Continuada (FIC) teve início em novembro de 2024, com a chamada ‘semana zero’, e segue com uma carga horária total de aproximadamente 910 horas, resultado do convênio entre a Prefeitura de Palmas, o Instituto  Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). A previsão é que a formação seja concluída entre o final de abril e o início de maio, com os novos guardas prontos para contribuir com a segurança e o bem-estar da população de Palmas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais