Furto de fios causa prejuízo e atrasa instalação da decoração natalina em Araguaína

Crimes foram registrados nas avenidas José de Brito e Marginal Neblina. Os danos ao patrimônio podem ser denunciados à Guarda Municipal ou à Polícia Militar, por meio dos números 153 e 199

Desde o último dia 4 de novembro, as equipes das Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer e da Infraestrutura da Prefeitura de Araguaína vêm trabalhando na instalação da decoração de Natal da cidade. Na última semana, com 90% do trabalho executado e aguardando apenas a ligação à rede, as equipes foram surpreendidas com o furto da fiação elétrica nas avenidas José de Brito e Marginal Neblina.
 
“Além do furto dos fios, os vândalos danificaram as mangueiras de LED da decoração, que precisarão ser substituídas, uma perda de 70% de tudo o que havíamos feito. Além da despesa com a reposição do material, temos o custo de execução e mobilização de nossas equipes. Tudo isso tem um preço alto para a prefeitura, causando prejuízo para toda a comunidade”, explica o diretor de Eventos da Secretaria da Cultura, Euverton Pereira.
 
A decoração faz parte do projeto Araguaína Iluminada, que levará luzes a pontos de maior movimentação da cidade, como as avenidas comerciais, Via Lago e Parque Cimba, que sediará a Vila de Natal.
 
O caso foi registrado junto à Polícia Civil, que atuará para identificar a autoria. A Prefeitura de Araguaína pede a colaboração de toda a comunidade para denunciar furtos ou atos de vandalismo à decoração. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal (153) ou à Polícia Militar (190).
 
Problema recorrente
 
No final de 2023, dois homens foram flagrados pela Guarda Municipal de Araguaína (GMA) enquanto furtavam fios da decoração natalina na Praça das Nações e um jovem de 23 anos acabou preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) por furtar fios da decoração na Via Lago.
 
O vandalismo contra o patrimônio público é previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de seis meses a três anos, além de multa. Já o crime de furto consta no art. 155 do Código Penal e prevê uma pena de quatro a oito anos. Já quem comercializa os fios furtados pode ser qualificado por crime de receptação, cuja pena varia entre três e oito anos de reclusão. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais