HGP oferecerá tratamento de tabagismo aos trabalhadores da unidade

Uma das maiores ameaças à saúde pública, o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e chega a reduzir a expectativa de vida em 20 anos. Frente à problemática, o Hospital Geral de Palmas (HGP) está em fase final de estruturação do Programa Qualidade de Vida (PQV) onde será oferecido o programa de Combate ao Tabagismo, para os trabalhadores da unidade, que querem parar de fumar.

O programa coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) contará com uma equipe multiprofissional especializada com médicos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgião dentista e terapeutas holísticos. Serão utilizadas terapias integrativas como acupuntura, yoga e aurícula para auxiliar no tratamento.

“O programa propõe o tratamento aos trabalhadores que desejam parar de fumar e não sabem como começar. O tratamento prima pela qualidade de vida do trabalhador ou trabalhadora ajudando a entender todo o processo, seja ele físico, social e emocional, superando as dificuldades. Os trabalhadores do HGP interessados em parar de fumar podem procurar o Núcleo”, destacou a coordenadora do NASST Sandra Leitão.

Anúncio no meio do texto

Segundo a assistente social do NASST, Débora Amorim de Oliveira “o tabaco fumado causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para o desenvolvimento de outras enfermidades como tuberculose, infecções respiratórias, úlceras gastrintestinais, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tratamento desenvolvido no Brasil é desenvolvido com base na diretrizes da Política Nacional de Controle do Tabagismo”, explicou.

“A iniciativa segue o mesmo protocolo do Instituto Nacional de Câncer (inca) que inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupos, se necessário, terapia medicamentosa. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo estabelece os critérios para o diagnóstico do Tabagismo (que é uma doença crônica) e também o tratamento”, concluiu a assistente.

Benefícios de deixar o vício:

  • Após 20 minutos sem cigarro, a pulsação e a pressão sanguínea voltam ao normal;
  • Em duas horas, não há mais nicotina no sangue;
  • Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
  • Em dois dias, olfato e paladar melhoram;
  • Em 3 semanas, a respiração fica muito mais fácil, melhorando sua circulação;
  • Em 1 ano, o risco de morte por infarto é reduzido pela metade;
  • Entre 5 e 10 anos, após parar de fumar, os riscos de infarto se igualam a de uma pessoa que nunca fumou;
  • Em 10 anos, o risco de Câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e diminui o risco de Câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas.
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais