Candidatos de Miracema, Lajeado, Tocantínia, São Bento do Tocantins e Buriti firmam compromisso com MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) tem buscando o compromisso de candidatos a prefeituras no Tocantins de garantir a efetivação de políticas específicas para a primeira infância, considerada essencial para o desenvolvimento humano. Na tarde desta quarta-feira, 18, diversos candidatos firmaram o compromisso.

Em Miracema do Tocantins, a instituição reuniu os candidatos à prefeitura de Lajeado, Miracema do Tocantins e Tocantínia para a assinatura da Carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. 

A promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, Sterlane de Castro Ferreira, recebeu os candidatos a prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado e Rogério Srône Xerente; Miracema do Tocantins, Aprijo Ribeiro da Cruz Neto e Camila Fernandes de Araújo; e de Lajeado, Márcia da Costa Reis Carvalho e Tercio Dias Melquiades Neto.

Anúncio no meio do texto

Em Araguatins, o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida recebeu a candidata à reeleição de Buriti do Tocantins, Lucilene Gomes de Brito Almeida, e o candidato à reeleição de São Bento do Tocantins, Paulo Wanderson de Sousa, que assinaram a carta. Os demais candidatos dos dois municípios, bem como os de Araguatins, foram convidados e não compareceram. 

Sociedade mais justa

Para a promotora, a relevância do compromisso vai além da formalidade de uma assinatura: “representa o nosso dever e responsabilidade de cuidar da fase mais importante da vida humana, fase em que o ambiente, os estímulos e as condições de vida influenciam diretamente o futuro das nossas crianças”. Para ela, o cuidado de agora se refletirá em adultos mais saudáveis, produtivos e integrados na sociedade. “Estamos falando de promover não só o bem-estar individual de cada criança, mas de construir uma sociedade mais justa, equitativa e com menos desigualdades”, comentou Sterlane Ferreira

Prioridades

“Quando o prefeito assume, é cobrado por diversos segmentos sociais, sendo que o orçamento não consegue suprir todas as demandas. Isso leva o gestor a ter que fazer escolhas de quais políticas públicas serão implementadas dentro do que a parte financeira possibilita. Daí a relevância deles assumirem, desde já, esse compromisso como infância com a prioridade”, analisa o promotor Paulo Sérgio de Almeida. Para ele os gestores devem se lembrar que o assunto é prioritário e deve ser lembrado todos os dias durante a gestão.

Compromisso

O documento assinado contém 15 itens, entre eles garantia de imunização completa, alimentação, acesso a creche, transporte escolar, água potável, entre outros.

Um dos principais destaques é a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância. Este plano deve prever ações intersetoriais, ser aprovado pela Câmara de Vereadores e ter previsão orçamentária para sua execução. Além disso, deve ser aprimorado e ter suas ações monitoradas ao longo da gestão, assegurando também o controle social pela população.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais