Festa da Colheita: Naturatins celebra preservação ambiental e cultural no Jalapão

Como parte da programação da tradicional Festa da Colheita, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, neste domingo, 15, de visita a um dos campos de capim-dourado, promovida pela Comunidade Quilombola Mumbuca. Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de coleta e de se conectar com a cultura local, compreendendo a importância da preservação da matéria-prima, utilizada na confecção de artesanato.

A visita foi marcada por discursos emocionados que proporcionaram aos visitantes um senso de conexão com as comunidades locais. A experiência ofereceu uma reflexão sobre a história e as tradições que transcendem gerações, evidenciando não apenas a importância ambiental do capim-dourado, mas também seu valor cultural. O evento serviu como um lembrete de como a preservação dessa matéria-prima está entrelaçada com a identidade e as tradições da região, e reforçou o compromisso com a conservação de uma rica herança cultural que dá vida às comunidades.

O presidente do Naturatins, coronel de Jesus Silva, expressou sua satisfação com a experiência enriquecedora que a visita proporcionou. “É uma grande honra estar aqui, convivendo com essa comunidade ao longo desses três dias. Agradeço a todos vocês e ao governador Wanderlei Barbosa por essa oportunidade. Neste momento significativo, gostaria de destacar duas forças poderosas que contagiam e promovem o crescimento e a prosperidade: a força da fé e a força do amor. Essas energias são tão marcantes que, mesmo com minha recente chegada à gestão do Naturatins, já posso vê-las nos olhos de cada um de vocês. Em especial, observo nos olhos dos servidores que, que estão aqui rotineiramente, dedicam-se a apoiar no que for necessário e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região. O amor que vejo em cada um de vocês me assegura que estamos no caminho certo e que, juntos, garantiremos a perpetuação dessa rica cultura para gerações futuras”, ressaltou. 

Anúncio no meio do texto

A presidente da Associação de Artesãos e Extrativistas da Comunidade Quilombola Mumbuca, Silvanete Tavares, destacou a importância de proporcionar aos visitantes essa experiência e o apoio constante do Naturatins e do Governo do Estado para a preservação ambiental da região. “A presença do órgão ambiental aqui conosco é uma honra e um reconhecimento do trabalho que fazemos. O capim-dourado é fundamental para a nossa subsistência e para a preservação de nossa cultura. A presença de todos aqui hoje fortalece nosso compromisso com a tradição e a sustentabilidade. Agradecemos a parceria e o apoio que recebemos”, frisou.

Filha da saudosa matriarca Dona Miúda, a líder comunitária Noemi Ribeiro da Silva, carinhosamente chamada de Doutora, é conhecida por seu trabalho dedicado ao bem-estar local e à preservação das tradições culturais. Na oportunidade ela destacou a relevância do capim-dourado para sua comunidade “Essa matéria-prima é mais do que um recurso natural para nós; é uma parte importante da nossa história e de nossa identidade. É o que mantém nosso sustento. Preservá-la é garantir que as futuras gerações também possam viver essa tradição, é garantir o pão na mesa”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais