Vereador Folha solicita intensificação do uso do carro fumacê em todo o município de Palmas

Visando eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, Zika e a Chikungunya, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), solicitou por meio de requerimentos a intensificação do uso do carro fumacê em todas as regiões da cidade. Os requerimentos foram apresentados no final de novembro e serão levados a Plenário na volta do recesso parlamentar.

De acordo com o vereador Folha, a iniciativa tem por objetivo intensificar as medidas contra a transmissão dessas doenças. “Estamos no período chuvoso e, com o aumento das chuvas aliado às altas temperaturas, acontece o aumento no número de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti, mosquito que se reproduz com mais facilidade nessa época. Com o auxílio do fumacê, podemos evitar os altos índices de contaminação dos moradores da nossa capital”, defendeu.

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo poder público para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a forma adulta do Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

Drones

Por meio de outro requerimento, Folha também solicitou a utilização de drones para auxiliar no combate à dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. Conforme o anteprojeto anexado junto ao requerimento, os drones deverão identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais onde não seja permitida qualquer visualização aos agentes de controle, tais como: imóveis sem moradores e terrenos com frente murada em que não há moradores.

O requerimento foi aprovado no início de novembro e encaminhado ao Poder Executivo para que sejam tomadas as devidas providências.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais