PRF apreende 50 cigarros eletrônicos em Guaraí; Produtos são proibidos pela Anvisa

Nesta quarta-feira (11), por volta das 11h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 50 dispositivos eletrônicos para fumar durante uma fiscalização no km 332 da BR-153, no município de Guaraí/TO. Os cigarros eletrônicos, cuja comercialização, importação e propaganda são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram encontrados entre 65 itens transportados ilegalmente.

A equipe da PRF abordou um ônibus que seguia de Goiânia/GO para São Bento do Tocantins/TO. Durante a inspeção no compartimento de bagagem, foram localizadas duas caixas contendo 50 unidades de DEF, além de 10 carregadores para telefone e 5 celulares. A nota fiscal apresentada não correspondia aos produtos transportados, indicando irregularidades.

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar estão proibidos no Brasil desde 2009 devido aos riscos à saúde pública. A resolução, recentemente atualizada, reforça a proibição de comercialização, importação, armazenamento, transporte e propaganda desses produtos, além de vetar seu uso em ambientes coletivos fechados, sejam públicos ou privados.

Anúncio no meio do texto

Diante dos fatos, a PRF identificou indícios dos crimes de contrabando, descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Os itens apreendidos foram encaminhados para a Unidade da Receita Federal em Palmas/TO para o devido desembaraço fiscal.

Os dispositivos eletrônicos para fumar passaram por diversas gerações desde sua criação em 2003, incluindo versões descartáveis e recarregáveis com refis líquidos ou sólidos. Eles podem conter nicotina, sais de nicotina, nicotina sintética ou outras substâncias, mas todos são proibidos pela legislação brasileira devido aos comprovados riscos à saúde.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais