Primeira-dama Karynne Sotero lança projeto ‘Por todas as Marias’ para combater violência contra a mulher

O município de Miracema do Tocantins recebeu, nesta quarta-feira, 07, o lançamento do projeto Por todas as Marias, ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da educação realizada pela primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. O projeto conta com a parceria de diversos órgãos, numa grande mobilização com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade mais justa e menos violenta, abordando desde a infância questões relacionadas ao respeito, igualdade de gênero e prevenção de abusos.

“Eu acredito no poder da educação, acredito nesse projeto e no desafio que temos pela frente. Nós estamos falando de mudança de cultura e é trabalhando desde o pequenininho, dando o exemplo, que a gente vai mudar essa realidade”, disse a primeira-dama, referindo-se às estatísticas que colocam o Tocantins entre os estados com maior número de casos de violência contra a mulher. “Só assim, com essa união dos esforços de todos, que nós conseguiremos. Essa ação vem somar com o trabalho já realizado pelo Governo do Estado, como a Patrulha Maria da Penha, que são nossos principais parceiros”, destacou.

O projeto foi idealizado para ser executado durante todo o ano, atuando diretamente nas escolas em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). Nesta primeira etapa, serão realizadas ações de conscientização nas escolas de cinco regionais de ensino durante o Agosto Lilás, e a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, liderada pela primeira-dama Karynne Sotero, se junta à Polícia Militar na Operação Shamar, voltada para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, e a programação da Patrulha Maria da Penha da PMTO.

Anúncio no meio do texto

“Somado à Operação Shamar, o projeto Por todas as Marias vai ser um diferencial que nós iremos reportar ao Ministério da Justiça como uma ação presencial, atuante e eficiente, porque nós temos que trabalhar justamente isso, a questão da cultura da violência contra a mulher, que não é mais admissível”, afirmou o coronel da Polícia Militar Álon Nery Amaral, diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), que na ocasião representou o comandante geral da PMTO”, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

Durante a abertura, a comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, major QOPM Flávia Roberta Pereira de Oliveira, agradeceu a adesão da primeira-dama por meio do projeto Por todas as Marias. “A senhora fortalece muito essa pauta. As mulheres do só vêm a ganhar com o cuidado e o carinho que a senhora está dispensando a essa temática”, afirmou a comandante da Patrulha, que desde 2018 atua no Tocantins atendendo uma média de 350 mulheres, além de somar mais de 5 mil fiscalizações de medida protetiva.

A Defensoria Pública do Estado (DPE), outro importante parceiro do projeto, foi representada pela defensora pública geral do Estado, Estellamaris Postal, que parabenizou a primeira-dama Karynne Sotero pela iniciativa. “Que a gente multiplique isso e consiga fazer com que as pessoas entendam, para que a gente consiga realmente reduzir nossos resultados. Eu tenho certeza que em poucos anos esses índices vão estar muito reduzidos e nós vamos ter esses movimentos muito mais contextualizados no sentido de fazer projetos para que essas crianças aprendam a serem pais, principalmente os nossos filhos homens, num contexto familiar onde a mulher não precise mais passar por isso”, disse.

Próximas fases

Em setembro, o Projeto Por Todas as Marias inicia uma série de capacitações com as equipes multidisciplinares das escolas estaduais, com o objetivo de iniciar as ações com os estudantes das demais regionais de ensino ainda este ano e alcançar todo o estado a partir do próximo ano.

Representando o secretário da Educação, Fábio Vaz, a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação, Márcia Brasileiro, ressaltou o foco educativo do projeto. “O [projeto] Por todas as Marias vem contemplar de forma primordial a formação integral dos nossos estudantes, esse olhar que ele traz com foco educativo de fortalecer as relações que já são trabalhadas dentro da escola e mostrar para os estudantes como eles podem se proteger e proteger as pessoas que estão a sua volta”, pontuou.

Durante a palestra no Colégio Militar do Estado do Tocantins, a explanação sobre os tipos de violência (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial) foi o que mais chamou a atenção da estudante Rebeca Sandes, de 16 anos, que ressaltou a importância da informação para mudança de hábitos. “Eu acredito que, apesar de tudo, nas escolas ainda existe muita gente que não tem conhecimento e que às vezes isso se torna até um tabu dentro da própria casa. Porque às vezes a mulher não sabe de algumas coisas, acha que é natural da parte do homem [o comportamento agressivo] e acaba repassando para os filhos. E aí se torna natural para os filhos também. Então na escola, com a educação, a criança pode fazer o caminho contrário, levar a informação para dentro de casa”, disse.

Parceiros

São parceiros do Projeto Por todas as Marias as Secretarias da Educação; do Trabalho e Assistência Social; do Esporte e Juventude; da Segurança Pública; da Comunicação; de Governo; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Turismo; além da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais