Governo institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Câncer

Para promover uma maior sensibilização acerca da importância da prevenção, o Governo do Tocantins publicou na terça-feira, 09, na edição nº 6.607 do Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE-TO), a Lei nº 4.460, que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Câncer.

A legislação institui que a promoção do tema seja trabalhada anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em toda a segunda semana do mês de abril, devendo ser trabalhadas informações sobre a prevenção e o combate, os riscos da doença, seus fatores, causas, formas de tratamento, e todas as informações que sejam pertinentes e relacionadas ao câncer.

Durante a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer serão realizados eventos, debates, palestras, apresentações, distribuição de panfletos, folders, cartazes, atividades educativas, cartilhas informativas e assemelhados e outras iniciativas com o objetivo de informar a população sobre as características acerca da doença, da prevenção e do tratamento.

Anúncio no meio do texto

“A instituição dessa lei no âmbito estadual reforça a importância do trabalho de conscientização realizado pela nossa área técnica e demais servidores que atuam nesse processo de prevenção e atendimento aos pacientes em tratamento ao câncer no Sistema Único de Saúde, em nossas unidades assistenciais. Que todos abracem essa causa e fiquem atentos aos cuidados preventivos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

A doença

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias. Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.

Tratamento

O Governo do Tocantins oferece, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), tratamento contra câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e em empresa terceirizada, na Capital. Os serviços são responsáveis por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais