Comissão de Agricultura aprova a criação de Delegacias Especializadas em Conflitos Agrários

Sob a presidência do deputado federal tocantinense Vicentinho Júnior (Progressistas/TO), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 8 de maio, o relatório do parlamentar sobre a criação de Delegacias Especializadas em Conflitos Agrários (DECAs).

De acordo com o autor do Projeto 3.763/ 2023, deputado federal delegado Fábio Costa, a iniciativa tem como foco reprimir e investigar crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, bem como delitos decorrentes de conflitos agrários que envolvam violência ou grave ameaça.

Com o voto favorável, o relator, Vicentinho Júnior, enfatizou a importância da medida como forma de combater a criminalidade no campo:

Anúncio no meio do texto

“A inexistência de delegacias especializadas na prevenção e repressão de crimes relacionados a conflitos agrários, na maioria das vezes favorece a impunidade de organizações criminosas”, enfatizou.

Em seguida, o presidente da Comissão reiterou ainda que: “a ausência das delegacias acaba desencadeando uma série de crimes que, não raras as vezes, culminam em mortes e em prejuízos financeiros substanciais, notadamente àqueles que se dedicam à produção agropecuária”, concluiu.

Recursos
O Projeto prevê a utilização de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a criação das DECAs. Antes de ser votado pelo Plenário da Casa, o projeto tramitará nas Comissões de Constituição e Justiça e Cidadania; Finanças e Tributação; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais