Vacinação contra a dengue é ampliada e inclui pessoas de 6 a 59 anos na capital

A partir desta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), amplia na próxima segunda-feira, 6, a faixa etária da vacinação contra a dengue e inclui crianças a partir de seis anos de idade, pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades e população em situação de rua. Com a mudança, a vacinação será oferecida da seguinte forma: 6 a 14 anos com e sem comorbidades; de 15 a 59 anos com comorbidades; e população de rua até 59 anos, com e sem agravo. 

A imunização será feita das 8 às 18 horas, em todas as Unidades de Saúde de Palmas.  No ato da vacinação é preciso apresentar o Cartão de Vacina e, nos casos dos pacientes com comorbidades, comprovar a existência do agravo, podendo ser laudo ou consulta ao sistema da saúde que conste o acompanhamento desse paciente. A consulta ao sistema será feita na própria Unidade de Saúde. 

As comorbidades relacionadas são: doenças crônicas neurológicas, cardiopáticas, hepáticas, renais, síndromes (como Down), e pessoas com diabetes mellitus. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não podem tomar o imunizante.

Anúncio no meio do texto

Dados

Até o momento, a Semus recebeu um lote da vacina Qdenga com 9.082 doses e já aplicou 3.425, correspondendo a 37,7% do quantitativo recebido, restando 5.637 doses que serão destinadas ao público desta ampliação. 

No final de maio será feita a aplicação da segunda dose dos primeiros vacinados em Palmas, pois o esquema vacinal é composto por duas aplicações com intervalo de três meses entre elas. Vale lembrar que o início da vacinação contra a dengue na Capital ocorreu no dia 28 de fevereiro para crianças de 10 e 11 anos. No dia 7 março ocorreu a ampliação da faixa etária para até 14 anos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais