Produtores rurais são orientados a vacinarem os rebanhos contra a raiva

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta quarta-feira, 14, os dados referentes à cobertura vacinal dos animais contra a raiva dos herbívoros no ano de 2023 no Tocantins. Foram vacinados 3.986.646 animais. Em virtude da importância da prevenção à saúde humana e animal e para manter a grande cobertura de vacinação no Estado, a Agência orienta os produtores rurais a manterem a vigilância por meio da vacinação, por ser este o método mais seguro e eficaz para garantir o controle dessa zoonose.

“Orientamos os produtores rurais, principalmente àqueles que estão em regiões com a presença do morcego hematófago Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva, para não deixarem de vacinar seus animais. Mesmo que a vacina não seja obrigatória, ela é fundamental para proteger o rebanho e evitar prejuízos econômicos”, destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus Tavares.

A Adapec orienta que o produtor vacine anualmente todos os seus animais a partir de três meses de idade e, desses animais, os primovacinados devem receber uma dose de reforço após 30 dias para uma imunização efetiva.

Anúncio no meio do texto

No Tocantins, a Adapec executa outras ações de controle da raiva dos herbívoros, como vigilâncias ativas, controle da população do morcego hematófago Desmodus rotundus, monitoramento de abrigos e orientação aos produtores rurais.

Sintomas da raiva dos herbívoros

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte que ocorre em média de 3 a 6 dias.

Em caso de suspeita da doença, espoliação em animais domésticos ou sobre a presença de abrigos de morcegos hematófagos em suas propriedades, o produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigindo-se pessoalmente ao escritório da Adapec do seu município. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais