Governo disponibiliza testes RT-qPCR para a covid-19 e outros vírus respiratórios aos municípios

Para manter as estratégias de prevenção e controle das doenças sazonais, durante o período de circulação dos vírus respiratórios, Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa, aos gestores dos 139 municípios tocantinenses, que continua disponibilizando pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), os testes rápidos moleculares (RT-qPCR) para a detecção do vírus SARS-CoV-2, padrão ouro para o diagnóstico laboratorial da covid-19 e de outros vírus respiratórios.

O informe vem como uma orientação para o controle das doenças no Estado, que registrou no período de 1° a 20 de janeiro de 2024, 1.305 casos confirmados da covid-19 no Tocantins, sendo a variação de casos dividida em: Médio norte Araguaia: 439 casos; Capim-Dourado: 425 casos; Amor Perfeito: 117 confirmações; Bico do Papagaio: 113 casos; Cerrado Tocantins Araguaia: 86; Ilha do Bananal: 48; Cantão: 42; e Sudeste: 8 casos.

Sobre a influenza, em 2023, o Tocantins registrou 1.090 casos da doença, sendo 831 por influenza B e 259 por influenza A, bem como um óbito. Neste ano, até o momento, houve a notificação para um caso da Influenza A.

Anúncio no meio do texto

Para a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas, “a adesão à estratégia de realização dos testes de RT-PCR pelo Lacen-TO, possibilita que a Secretaria de Estado da Saúde monitore a positividade, a identificação e a dispersão de variantes, identificando inclusive a existência de outros vírus respiratórios em circulação nos municípios e em todo o Tocantins”.

 Solicitação e Resultados

Os gestores interessados podem solicitar os quantitativos por meio do formulário de requisição de kits, disponível no https://central.to.gov.br/download/347373 e as retiradas serão realizadas nas unidades do Lacen-TO em Palmas e Araguaína.

A coleta do teste deve ser realizada conforme as orientações por swab para vírus respiratórios, sendo as amostras encaminhadas para o Lacen-TO, na unidade mais próxima ao município (Palmas ou Araguaína).

Ao chegar às unidades da SES-TO, o teste é realizado em até 72 horas e os resultados são disponibilizados via sistema GAL, para acesso pela unidade de saúde e retorno ao paciente.

Quem deve fazer o teste

O Ministério da Saúde orienta que os testes sejam feitos em pessoas que apresentem quadro respiratório agudo, caracterizado pela presença de pelo menos três dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde deve notificar imediatamente a suspeita, fazer a coleta da amostra e encaminhar ao Laboratório Central, para que este faça a análise por meio do exame RT-qPCR, que diagnostica tanto a covid-19, quanto a influenza (A ou B) e a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus ou Rinovírus.

Orientações para o período de síndromes gripais

A principal medida de prevenção contra a covid-19 e a influenza continua sendo a vacina, que está disponível para toda a população acima de seis meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, inclusive com as doses de reforço, preferencialmente com a vacina Bivalente quando recomendado.

Outras medidas que podem ser adotadas são: etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19 e uso de máscaras.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais