Hospitais estaduais recebem aparelho portátil de detecção fetal

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) iniciou na segunda-feira, 06, a entrega de detectores fetais portáteis para as unidades hospitalares estaduais que possuem maternidade. Inicialmente, sete hospitais irão receber 30 equipamentos, o Hospital Regional de Miracema (HRM) foi o primeiro.

Com objetivo de monitorar a frequência cardíaca fetal, o detector fetal identifica eventuais problemas e complicações de saúde. É utilizado nas consultas feitas na assistência às gestantes, onde o profissional verifica se o feto está em boas condições de vida dentro do útero, possibilitando a vitalidade do bebê no nascimento.

Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “ficamos felizes com os equipamentos que recebemos, pois eles irão contribuir com uma melhor assistência aos nossos pacientes e colaborar com o trabalho de nossas equipes. Esta é mais uma importante ação da Secretaria, em nos proporcionar melhorias para quem precisa do SUS”.

Anúncio no meio do texto

O diretor geral do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Hélio de Almeida Barros, afirmou que “o aparelho é de suma importância tanto no consultório obstétrico quanto no pré-parto, porque vai orientar e dar um norte para as equipes de enfermagem e aos médicos. Vai verificar se no momento a criança está com batimento cardíaco muito fraco ou muito acelerado. Esses dois extremos auxiliam para tomar decisões ao identificar a necessidade de emergência. É um aparelho novo, com certeza é mais sensível do que aqueles que nós temos aqui. Esse é o nosso olhar para esse aparelho, que chega em boa hora, para dar mais importância e suporte no atendimento ao paciente”.

“Esse equipamento é utilizado como um importante instrumento para monitorar a saúde fetal, pois através das mudanças do registro da frequência cardíaca, pode-se observar a hipóxia, sofrimento fetal, cordão em torno do pescoço e outros sintomas. É de grande finalidade para salvar vidas e assim prevenir a mortalidade de recém-nascidos”, afirmou o diretor geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Fernando Bezerra.

Os hospitais que irão receber inicialmente os equipamentos são: Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos; Hospital Regional de Miracema; Hospital Regional de Paraíso; Hospital Regional de Gurupi; Hospital Regional de Guaraí; Hospital Regional de Augustinópolis; Hospital Materno Infantil Tia Dedé.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais