Minha saúde, meu direito é o tema do Dia Mundial da Saúde, em 2024

“Sempre fui uma pessoa ativa em relação à atividade física, no entanto, a prática da musculação e a preocupação com a alimentação só teve início em meados de 2012, quando venci a obesidade. Sim, cheguei a pesar 135 kg quando tinha 18 anos”, esse é o relato do educador físico, Flávio Rodrigues, que decidiu mudar os hábitos, para garantir mais saúde ao longo da vida.

É essa busca por bons hábitos saudáveis que o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, busca trazer anualmente à população mundial. Neste ano, o tema é ‘Minha saúde, meu direito’ e foca na defesa do direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como a água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, entre outros.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Izabela Soares Campos, “pensar na saúde deve ser um cuidado importante e diário para a prevenção de doenças e equilíbrio da saúde física e mental. Não devemos pensar em cuidar após a descoberta de uma doença, mas começar pelo dia a dia, bebendo água, comendo frutas, verduras, vegetais e sem excesso de álcool. É um cuidado equilibrado”.

A profissional acrescenta que, “a introdução de pequenas coisas já melhora e muito na saúde. Ao acordar tome 300 ml de água em jejum, beba o café com menos açúcar, acrescente uma proteína na primeira refeição, coma vegetais crus no almoço e na janta e faça atividades físicas pelo menos quatro vezes na semana. Esses hábitos não tão mirabolantes são o início para uma vida mais saudável”.

Acesso gratuito

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

No Tocantins, mais de 90% da população é SUS dependente e tem à sua disposição, 23 Serviços SAMU 192; 07 Unidades de Pronto Atendimento; 04 Serviços de Atenção Domiciliar 17 hospitais de gestão estadual; 412 Unidades Básicas de Saúde; 582 equipes de saúde família; 29 hospitais municipais; uma Hemorrede; Serviços de Terapia Renal Substitutiva; 02 Centros e 02 Serviços Especializados em Reabilitação; 02 Laboratórios de Saúde Pública; 01 Laboratório Entomológico; 02 serviços de verificação de óbito; 02 redes de frios e 01 Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais