Operação Criança Segura: Fiscais verificam brinquedos no comércio da capital

A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), inicia hoje a Operação Especial Criança Segura em Palmas, com a visita a estabelecimentos comerciais para averiguar se as mercadorias ofertadas para comercialização estão em conformidade com a legislação vigente.

A ação acontece até a próxima quarta-feira, 04 de outubro, com a verificação dos seguintes produtos: brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços infantis, carrinhos para crianças e cadeiras de alimentação.

A presidente da Agência, Grazielly Oliveira, destaca que a operação é uma ação visada na segurança para o consumidor. “O brinquedo falso pode vir a machucar ou intoxicar a criança e, até mesmo, pegar fogo durante o uso. A ação visa, também, proteger a sociedade de riscos de acidentes desnecessários. É sempre bom destacar que brinquedos têm regulamentação própria e que devem sempre atender à legislação vigente”, reforça a gestora.

Anúncio no meio do texto

Brinquedos são produtos certificados pelo Inmetro

Como mercadorias certificadas pelo Inmetro, os brinquedos devem conter o Selo de Avaliação de Conformidade Inmetro, que deve estar sempre visível na embalagem do produto.

O selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. “O Selo Inmetro assegura que o produto foi avaliado, testado e está em condições seguras de ser comercializado”, reforça a presidente da pasta.

Além do Selo, é fundamental que o consumidor observe a faixa etária do brinquedo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais