Equipe do Consultório na Rua realiza atendimento à saúde em Palmas
A assistência às pessoas que estão em situação de rua é garantida em Palmas, desde 2016, pelo programa Consultório na Rua. Uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) e executada na Capital pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que realiza atendimento a estes pacientes de forma itinerante, realizando ações ofertadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF). A equipe, formada por assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente social, percorre pontos estratégicos de norte a sul de Palmas.
A enfermeira da Semus e integrante do grupo de atendimento do Consultório na Rua, Juliana Santos Simões, explica que os atendimentos são planejados semanalmente, mas podem ser inseridas novas demandas que surgem. “Qualquer pessoa pode entrar em contato conosco pelo telefone (63) 99239-2160, mas precisamos informar que o nosso papel é de oferecer cuidados em saúde às pessoas em situação de rua, como administração de medicação, avaliação clínica, aplicação de vacina, entre outros, nos casos de urgência e emergência a este público, a equipe realiza a orientação para o acionamento dos dispositivos móveis de urgência”, esclarece.
Rozivaldo Carvalho de Souza, de 38 anos, é um dos pacientes assistidos pelo Consultório na Rua e comenta que é sempre uma alegria ser atendido por eles. “Sou muito bem assistido, estou com todas as vacinas em dia e esse ano também fiz um exame de sangue que eles agendaram para mim. Graças a Deus, descobri que não tenho nenhuma doença”, conta satisfeito.
Juliana reforça que o objetivo do projeto é auxiliar, apoiar e, principalmente, incentivar a autonomia e o autocuidado. “Não é apenas tratar uma ferida e sim ajudá-los em todo o contexto. A equipe insere essas pessoas em programas sociais como bolsa família, dá entrada nos documentos civis, insere em programas habitacionais. É o que chamamos de cuidado ampliado, considerando as questões biopsicossociais”, explica.
Caso de superação
A equipe também já presenciou casos de superação, como do Anielson Ferreira Costa, mais conhecido como Romário. Ele, que trabalha como flanelinha em um estacionamento da Avenida JK, conta que por muito tempo viveu em situação de rua, mas devido aos aconselhamentos, assistência e suporte do Consultório na Rua, hoje sua vida mudou completamente. “Parece que as portas se abrem para quem é atendido por eles, não tenho palavras para agradecê-los. Tudo que precisei, eles me ajudaram, como bolsa família, vacinação, tratamento de hanseníase, sem falar no apoio psicológico que recebi. Só posso frisar que são pessoas dedicadas, respeitadoras e que levam à saúde a sério.”
Doação
Apesar de ter um atendimento itinerante, a equipe está ligada à Unidade de Saúde da Família Isabel Auler, localizada na Arso 23 (207 Sul), e recebe doações de roupas para atender as pessoas que vivem nessa situação. “Nossa maior demanda é do sexo masculino, mas são bem-vindas outras doações também como roupas femininas e infantis, toalhas, cobertores e sapatos”, enfatiza Juliana.